Robin Thicke e Pharrell Williams foram considerados culpados de plagiar, em Blurred Lines, o tema de Marvin Gaye, Got to Give It Up.
A dupla responsável pela composição do êxito de 2013 vai ter que pagar à família de Gaye, que os levou a tribunal há dois anos, alegando semelhanças óbvias entre Blurred Lines e Got to Give It Up, 7,3 milhões de dólares, após ter sido confirmada a violação de direitos autorais.
O veredito foi entregue ontem, após uma semana de julgamento. Para o efeito, a acusação serviu-se de várias entrevistas dadas por Thicke e Williams sobre o sucesso, onde mencionavam diretamente o tema Got to Give It Up como inspiração.
Robin Thicke, Pharrell Williams e T.I. já se manifestaram sobre a sentença, emitindo o seguinte comunicado: “Apesar de respeitarmos o processo judicial, estamos extremamente desiludidos com a decisão hoje tomada, que estabelece um precedente horrível para a música e criatividade daqui para a frente. A Blurred Lines foi criada a partir do coração e das mentes de Pharrell, Robin e T.I. e não roubada a ninguém. Estamos a analisar a decisão, a considerer as nossas opções e irão ter novidades nossas acerca deste assunto brevemente”.
O pagamento de 7,3 milhões de dólares não irá afetar, contudo, T.I, nem a Star Trak/Interscope Records, que foram considerados pelo júri de oito elementos inocentes.
Recorde-se que Blurred Lines rendeu aos seus intérpretes – Thicke, Pharrell e T.I. – e respetivas companhias discográficas mais de 16 milhões de dólares. Ao primeiro foram pagos 5 658 214 dólares, tendo Pharrell Williams recebido 5 153 457 dólares. T.I. ganhou, por sua vez, 704 774 dólares com o tema.
Compara Blurred Lines e Got to Give Up aqui:
In, palco principal
Deixa o teu comentário