Dina Aguiar reage às gafes de Joana Marques

Joana Marques meteu os pés pelas mãos na RR

Joana Marques, humorista e radialista, decidiu usar uma entrevista da jornalista Dina Aguiar para fazer humor na sua rubrica “Extremamente Desagradável”, que é emitida todas as manhãs dos dias úteis na Rádio Renascença.

Joana Marques usa declarações de famosos para fazer humor mas, desta vez, a humorista da Renascença cometeu duas gafes. Primeiro disse que Dina Aguiar tinha afirmado no Programa da Cristina, na SIC, que tinha o poder de curar. Mais à frente, afirma que a jornalista da RTP disse que foi a autora da frase “Até amanhã, se Deus quiser”. Ora, se visualizarmos a entrevista original que Dina Aguair concedeu ao programa das manhãs da estação de Paços de Arcos, depressa se percebe que o que Joana Marques diz na sua rubrica não é verdade.

Perante isto, a pivot do “Portugal em Direto” já reagiu às afirmações de Joana Marques:

Pode ouvir o episódio onde Joana Marques fala de Dina Aguiar no seguinte vídeo:

Entrevista na SIC de Dina Aguiar:

https://sic.pt/Programas/o-programa-da-cristina/videos/2019-07-19-Dina-Aguiar-tem-41-anos-de-carreira-e-conta-Ate-amanha-se-deus-quiser.-Desde-que-estou-na-televisao-que-digo-isso

Joana Marques apresentou no Canal Q o programa “Altos e Baixos” durante vários anos. Faz parte da equipa das Produções Fictícias, como argumentista.

Em 2018, trocou a Rádio Antena 3 da RTP, pela Rádio Renascença.

Quando Nuno Artur Silva, dono do Canal Q, foi administrador da RTP, a humorista foi chamada para fazer alguns programas na estação pública.

Desta vez, a rubrica não lhe correu bem, tendo errado por duas vezes no mesmo episódio do “Extremamente Desagradável”.

"Jornal da Noite" da SIC dispara e arrasa RTP e TVI

Jornal da Noite líder

O informativo das oito da noite da SIC continua a ser o líder de audiências em Portugal. Ontem, terça-feira, o “Jornal da Noite” bateu mais um recorde: 13,2% de rating e 25,6% de share.

O “Telejornal” da RTP1 segurou o segundo lugar do pódio com 9,5% de rating e 18,5% de share.

A TVI ocupou o terceiro lugar do pódio com o seu “Jornal das 8” que registou 8,1% de rating e 15,4% de share.

NOTA: os dados aqui apresentados são da responsabilidade da CAEM/Gfk. (Dados Live+Vosdal)

Joana Marques faz humor com Dina Aguiar mas falta à verdade | COM VÍDEOS!

Joana Marques, humorista das manhãs da Rádio Renascença decidiu pegar numa entrevista que a jornalista da RTP Dina Aguiar deu à SIC, ao programa de Cristina Ferreira, e fazer humor na rubrica “Extremamente Desagradável”.

Tudo parecia correr bem à Joana Marques, entre as suas piadas e os excertos da entrevista de Dina Aguiar até que um erro é cometido pela voz da Renascença.

Joana Marques afirma que Dina Aguiar disse ter inventado a frase “Até amanhã, se Deus quiser”, mas tal não corresponde à verdade.

O que Dina Aguiar disse na entrevista a Cristina Ferreira foi que um dia acordou e surgiu-lhe a seguinte frase “Agarre sempre o lado mais positivo da sua vida para que tudo lhe possa parecer mais fácil”

Entrevista na SIC de Dina Aguiar:

https://sic.pt/Programas/o-programa-da-cristina/videos/2019-07-19-Dina-Aguiar-tem-41-anos-de-carreira-e-conta-Ate-amanha-se-deus-quiser.-Desde-que-estou-na-televisao-que-digo-isso

Mas antes disto, Joana Marques volta a falhar, ao afirmar que Dina Aguiar disse ter uma capacidade de curar. Mas não foi isso que a jornalista da RTP disse. O que Dina Aguiar disse foi que tem desenvolvido o seu lado espiritual, fazendo algumas formações e que isso tem uma capacidade de cura.

Último concerto de Carlos do Carmo registou fraca audiência na RTP

Carlos do Carmo – Obrigado!

A RTP emitiu na passada quinta-feira o último concerto do fadista Carlos do Carmo, com início às 22h50 mas não prendeu os telespectadores.

O concerto registou uma baixa audiência e entregou à RTP1 2,0% de rating e 6,4% de share, muito longe da SIC e da TVI.

NOTA: os dados aqui apresentados são da responsabilidade da CAEM/Gfk. (Dados Live+Vosdal)

Os 5 Jornalistas mais temidos pelos políticos portugueses!

Os 5 Jornalistas mais temidos!

Os políticos portugueses fogem deles a sete pés. E, se acederam uma vez a serem entrevistados por eles, à segunda já não aceitaram o convite.

A equipa da VOX POP TV reuniu-se e elegeu o top 5 dos jornalistas portugueses que os políticos portugueses mais temem em encontrarem como entrevistadores.

1 – Manuela Moura Guedes

Afastada da televisão por duas vezes, primeiro na TVI e depois na SIC, segundo a própria, por razões políticas, a jornalista Manuela Moura Guedes começou a ter dificuldades em ter convidados para serem entrevistados no “Jornal Nacional de Sexta” por não deixar nada por perguntar e por expremer quem se sentava na cadeira para responder às suas perguntas.

2 – José Rodrigues dos Santos

Por duas vezes foi Director de Informação, por duas vezes teve de se demitir por vários tipos de pressões e tentativas de corrupção, segundo já fez questão de relatar em várias entrevistas. Na segunda vez que se demitiu do cargo de director foi alvo de um processo disciplinar levantado pelo então Presidente da RTP, Almerindo Marques, com o objectivo de ser demitido. Entretanto, Almerindo Marques é afastado da presidência da RTP e o processo disciplinar ao pivot do Telejornal é arquivado.

Conduziu o espaço de comentário protagonizado José Sócrates nas noites de domingo e não deixou de perguntar aquilo que os portugueses queriam ver respondido. Resultado: irritou José Sócrates que saia do estúdio da RTP bastante irritado com José Rodrigues dos Santos.

3 – Ana Leal

Começou a dar visibilidade ao jornalismo de investigação em Portugal e depressa ganhou inimigos. Do seu Currículo na área de investigação, destacam-se várias reportagens, como o caso da Associação “Raríssimas” que abanou o governo e o ex-ministro Vieira da Silva que, apesar do escândalo, não se demitiu, nem foi demitido, continuando no cargo até à constituição do novo governo formado em setembro deste ano.

4 – Sandra Felgueiras

É o rosto do jornalismo de investigação da RTP e, recentemente teve um ´bate-boca’ com o secretário de estado João Galamba nas redes sociais, que mais tarde recebeu em estúdio para se explicar devido às porpoções da notícia dos “Sexta às 9” sobre o lítio alcançou no país.

Recentemente acusou a direcção de informação da RTP, liderada pela jornalista Maria Flor Pedroso, de ingerências no regresso do formato e de interferir nas investigações do programa que apresenta semanalmente no Canal 1 da estação pública.

5 – Alexandra Borges

Também na área do jornalismo de investigação, a jornalista Alexandra Borges não foge à regra, e também ela é temida pelos políticos devido às várias reportagens que já fez e denunciou casos nos serviços da função pública e não só. Já foi ameaçada depois da exibição de várias reportagens assinadas por si.

CR da RTP: ""Não ficou demonstrada intenção por parte da directora de informação de prejudicar a investigação"

Polémica RTP

O Conselho de Redacção (CR) da RTP, numa deliberação que data do dia 29 de dezembro, diz que “não ficou demonstrada nenhuma intenção propositada” da directora de informação cessante Maria Flor Pedroso “no sentido de prejudicar a investigação jornalística” do “Sexta às 9” sobre o ISCEM.”

“Perante as dúvidas levantadas por diversos sectores, tendo em conta a importância decisiva do bom nome da redacção, torna-se imperativo que quaisquer alegações sobre esta matéria sejam comprovadas pelos seus autores, de forma irrefutável”, lê-se na deliberação.

O Conselho de Redacção da RTP acrescenta que “deveria ter existido maior bom senso por parte” de Maria Flor Pedroso “quando questionou o ISCEM – através da ligação de docência que mantinha com a instituição – com recurso a informação privilegiada, referente a uma investigação. Nesse sentido, acreditando que o intuito da directora de informação era auxiliar a reportagem, entende-se que todas as iniciativas realizadas pela directora de informação deveriam ter sido imediatamente comunicadas à equipa do programa ‘Sexta às 9’ em curso.

O órgão salienta que, “no futuro, torna-se imprescindível que qualquer diligência efetuada por elementos da Direção de Informação, com o intuito de auxiliar investigações”, tal “seja comunicada de forma imediata e completa aos jornalistas responsáveis pelos trabalhos em causa”.

Por isso, “afigura-se manifestamente desejável a existência de extrema prudência na abordagem de matérias sob sigilo profissional dos jornalistas, em particular nas situações em que possa a vir ser alegado um eventual conflito de interesses”, aponta, salientando ainda que no que respeita aos procedimentos adoptados pela directora-adjunta responsável pela informação não-diária, “apesar de não ter sido possível um esclarecimento presencial, não ficou evidente nenhum propósito intencional de prejudicar” a investigação.

Assim, “a metodologia adoptada pela directora adjunta responsável […] o acompanhamento da investigação jornalística em causa poder-se-á enquadrar nos procedimentos internos de funcionamento” da direcção, “sem que lhe deva ser imputada qualquer acção ilegítima“.

VOX POP TV / TSF

ERC chumba nome de José Fragoso: as razões do Regulador

Fragoso chumbado pela ERC

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que esteve reunido esta segunda-feira, deu parecer negativo à proposta de acumulação por José Fragoso dos cargos de director de Programas da RTP1, RTP Internacional e RTP3 com os cargos de director de Informação da RTP1, RTP Internacional e RTP3. 

No documento onde está o parecer da ERC, pode-se ler que “a convergência do poder de direcção sobre as áreas de programação e de informação de três serviços de programas do operador de serviço público numa única pessoa não só comporta o risco de padronizar ou esbater a dissemelhança de uma oferta que, em benefício da diversidade e do pluralismo, se pretende díspar, como acima de tudo o risco de tornar indiferentes ou favorecer a diluição das fronteiras entre informação e entretenimento, atenta a ambivalência dos papéis que tal responsável seria chamado a desempenhar”.

A ERC acrescenta ainda que “a envergadura da tarefa de dar cumprimento cabal a todas as obrigações que impendem legal e contratualmente sobre cada um dos serviços de programas em causa, tanto na área de programação como da informação, afigura-se francamente incompatível com aquela centralização”.

O regulador refere ainda que o regime legal da responsabilidade pelos conteúdos dos diversos serviços de programas da RTP aconselha “uma separação não só orgânica como também subjetiva e funcional das áreas da programação e da informação”.

Carlos Daniel regressa à Direcção de informação da RTP

Carlos Daniel na Direcção de informação

O jornalista que já saiu duas vezes da RTP foi chamado a ocupar um lugar na direcção de informação da estação pública.

Carlos Daniel saiu da RTP para a SIC regressando mais tarde à estação pública. Recentemente voltou a sair da RTP para o Canal 11 e poucos meses depois voltava para o canal público, algo inédito na história da TV pública.

O jornalista vai ser um dos 3 directores-adjuntos de José Fragoso que será, para além da programação, director de informação, passando a ser Director – Geral da RTP.

Se a ERC aprovar a nova direcção de informação da RTP, proposta por Gonçalo Reis, estes serão os nomes que a irão compor:

José Fragoso – Director Geral

Adília Godinho, António José Teixeira e Carlos Daniel – Directores-Adjuntos

Joana Garcia, Hugo Gilberto e Rui Romano – Sub-directores

António Esteves responde a provocação de seguidora

António Esteves

O jornalista da RTP defendeu a não privatização do canal público de televisão mas, uma seguidora respondeu-lhe com uma alfinetada… António Esteves não se calou.

Perante esta opinião do jornalista, uma seguidora respondeu a António Esteves, o que gerou uma troca de galhardetes entre ambos:

António Esteves irritado com peões e automobilistas

António Esteves

O jornalista da RTP desabafou nas redes sociais.

Apesar de já ter anunciado que se iria retirar do facebook, António Esteves continua a recorrer a este rede social para fazer os seus desabafos de alerta.

Desta vez, os peões e os codutores não escaparam ao olhar certeiro do jornalista:

Dina Aguiar incomodada com ofensas a Manuela Moura Guedes

Dina Aguiar

A notícia era avançada pela VOX POP TV: Manuela Moura Guedes vai regressar à RTP, ainda que temporariamente, para participar no programa “Depois, Vai-se a Ver e Nada” que a RTP1 transmite às sextas-feiras, pelas 23h30, com apresentação de José Pedro Vasconcelos. A entrevista será no dia 13 de dezembro.

Muitas foram as pessoas que reagiram, através de comentários, à notícia e nem todas as reacções foram correctas, havendo quem partisse para a ofensa dirigida a Manuela Moura Guedes.

Perante isto, a jornalista da RTP demonstrou o seu desagrado:

Alberta Marques Fernandes deixa mensagem a Dina Aguiar

Alberta Marques Fernandes

A jornalista da RTP deixou uma mensagem à sua colega e amiga Dina Aguiar, depois da apresentadora do “Portugal em Direto” ter feito um desabafo sobre o facto de Fernando Mendes ter sido o único colega do canal público a visitar a exposição de pintura que esteve durante um mês disponível para visita no Clube de Artes Plásticas, em Lisboa.

Dina Aguiar tinha deixado de pintar há 10 anos e 2019 marcou o regresso da jornalista da RTP ao mundo das artes plásticas.