Escreveu telenovelas de sucesso para a RTP e para TVI, que foram líderes de audiência. Foi autor das seguintes telenovelas: “Roseira Brava”, “Vidas de Sal” e “A Grande Aposta” todas na RTP e sete já na TVI: “Todo o Tempo do Mundo”, “Olhos de Água”, “Amanhecer”, “Dei-te Quase Tudo”, “A Outra”, “Sentimentos”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu à morte do actor e autor: “Tornou-se num dos actores e guionistas portugueses mais activos, em novelas da RTP e da TVI, além de séries, telefilmes e algum cinema. Durante todos esses anos esteve presente no nosso imaginário pelos recorrentes papéis de personagens empáticas, decentes, confiáveis”
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, também já reagiu à morte de Tozé Martinho: “A sua vivência profissional e cordialidade suscitaram um largo apreço e empatia junto de várias gerações do público português e da comunidade de atores e autores nacionais”
José Eduardo Moniz diz-se “chocado” com a notícia da morte do argumentista: “Há figuras que a historia deve preservar e que deve saber enaltecer e, obviamente, no panorama da televisão ele é uma dessas figuras. Era um homem cheio de projectos, muitos deles não viram a luz do dia, mas é a vida e a televisão é isso mesmo, sobretudo quando vivemos num clima que é cada vez mais concorrencial, mas a verdade é que ele marcou uma era e essa homenagem tem que lhe ser prestada com as devidas honras”. Moniz diz ainda que vai guardar o “exemplo de tenacidade, vontade de estar sempre a criar e a fazer melhor que o projecto anterior” que o actor tinha. Moniz diz ainda que guardará “muito boas recordações de manhãs e tardes de trabalho” e que Tozé Martinho “marcou uma época da televisão em Portugal”
A cantora Adelaide Ferreira,que chegou a contracenar com Tozé martinho diz que está “chocada” com a notícia. “Gostei muito de trabalhar com ele, era um ser humano excelente. Quando nos são próximos e pessoas queridas choca mais”
A reacção de Júlio Isidro “Morreu não só um actor talentoso, um autor talentoso, também advogado, e é sempre uma pena perder mais alguém da minha geração”
A reacção de Simone de Oliveira: “amigo correto e boa pessoa” que “deixa uma saudade muito grande”.
Deixa o teu comentário