Dina Aguiar ´chamada´ ao Provedor da RTP após queixa de telespectador

Provedor questionou Dina Aguiar sobre o assunto

Um telespectador da RTP decidiu fazer queixa da jornalista da estação pública por causa da forma como Dina Aguiar se despede dos telespectadores.

O programa “Voz do Cidadão”, que tem como Provedor Jorge Wemans, foi ouvir o rosto do “Portugal em Direto”.

A QUEIXA: “Incomoda-me bastante a forma como a jornalista se despede quando está a finalizar o programa “Portugal em Direto”. A república portuguesa é um estado laico. Há programas nos canais da RTP destinados ao público religioso. O público ateu e não religioso também se deve sentir respeitado pelo canal público”, escreveu o telespectador Rui Rodrigues

Dina Aguiar respondeu assim: “Eu não sou das pessoas que tem mais críticas…mas claro, quando uma pessoa me critica, como recentemente por causa do´Até amanhã, se Deus quiser´, eu respondo às pessoas que respeito cada uma delas . Cada pessoa tem direito à sua opinião e, eu, também tenho direito à minha. Portanto, eu quando estou a expor a minha opinião, não estou a violar a opinião de ninguém. Por exemplo, no caso do ´Até amanhã, se Deus quiser ´, eu chamo Deus porque é mais fácil … é uma entidade que está em regência divina, uma energia cósmica”, disse em resposta ao Provedor do Telespectador

O Provedor da RTP concluiu o seguinte: “Como explicou a Dina Aguiar, o seu ´até amanhã, se Deus quiser´não provém de uma adesão com credo religioso, pretende , apenas exprimir, o desejo íntimo de voltar-se a encontrar com o seu público no dia seguinte” . concluiu Jorge Wemans

O Provedor do Telespectador disse ainda que estas queixas/críticas “são poucas e fazem parte de correntes de opinião minioritárias na sociedade portuguesa” mas frisa que “nem por isso as questões são menos pertinentes”.

A questão foi colocada no episódio de hoje, sábado – 2 de novembro, no programa VOZ DO CIDADÃO

299 thoughts on “Dina Aguiar ´chamada´ ao Provedor da RTP após queixa de telespectador

Add yours

  1. A ignorância é muito atrevida e a falta de se fazer notado no mundozinho que o rodeia, faz com que este senhor se sirva duma queixinha estúpida para que lhe concedam os seus cinco minutos de fama, para ouvir o seu nome na TV. Até amanhã se Deus quiser.

  2. Louvado seja Deus num mundo tão perturbado até amanhã se Deus quiser🙏🙏🙏🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼,

  3. Infelizmente há muitas pessoas pobres de espírito e doentes que gostam de massacrar os outros . Este é mais um deles que além de não ter muito com que ocupar o tempo ainda é mesquinho e estupido . DEUS o ajude …. e até amanhã se DEUS quiser . Atenção , não sou católico mas não me incomodam coisas como está que não prejudicam ninguém .

  4. Mente empobrecida desse telespectator! Desejo durante muito tempo puder ouvir a nossa Dina dizer até amanhã se Deus quiser, acalma o nosso interior e faz-nos crer que ainda existem que nos respeitam e nos desejam proteção! Grande Dina, direi até sempre se Deus quiser nas nossas vidas! Grande beijinho 😘🌷

    1. …’Desejo’ …”PUDER”?????!!!!! Ah! Tadinho de Deus, a aturar tanto pontapé na Gramática…

    2. Há realmente pessoas muito mesquinhas… que tristeza! Só a esta “alma” pobre de espírito é que podia preocupar o “até amanhã se Deus quiser” da Dina Aguiar! Mal resolvido? Ressabiado? Vida vazia e fútil? Um conselho: trate-se ou ocupe-se! Não é vergonha nenhuma! Coitada da rapariga. Que perda de tempo!!!

  5. Não terão os direitos da Dina Aguiar sido postos em causa?

    Constituição da Republica Portuguesa

    Artigo 41.º
    (Liberdade de consciência, de religião e de culto)
    1. A liberdade de consciência, de religião e de culto é inviolável.
    2. Ninguém pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigações ou deveres
    cívicos por causa das suas convicções ou prática religiosa.
    3. Ninguém pode ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou
    prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis,
    nem ser prejudicado por se recusar a responder.
    4. As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua
    organização e no exercício das suas funções e do culto.
    5. É garantida a liberdade de ensino de qualquer religião praticado no âmbito da respectiva
    confissão, bem como a utilização de meios de comunicação social próprios para o
    prosseguimento das suas actividades.
    6. É garantido o direito à objecção de consciência, nos termos da lei.

  6. Esse iluminado crítica mas está a impor a vontade dele. Parabéns pela jornalista que é dr Dina
    Até amanhã se Deus quiser. Maria pereira

  7. Será que Sr não tem mais canais?! Se não tem está muito mal 🤧!! Até amanhã se Deus quiser..

  8. Caro Rui Rodrigues, incomoda-te muito a forma como se despede a Sra jornalista Dína Aguiar, é simples companheiro, muda de canal, atira-te ao mar e diz que te empurrarem, devia era incomodar-te a tua estupidez. Até amanhã se DEUS quiser.

    1. Acho realmente enorme falta de sensatez do telespectador. A jornalista não tem que respeitar o credo de cada um ou a falta dele do mesmo modo que os politicos não respeitam aquilo em que outros políticos dizem acreditar. Ouve-se tanta asneira quase unãnimemente condenada e ninguem critica.

    2. Dina Aguiar.É uma querida pela força com que apresenta seu programa. Você já descobriu á muito que existe uma força divina que rege tudo isto acima da opinião de quem se escandaliza. Continue com seu espírito jovem que Deus vai com toda a certeza permitir.🌹

  9. Cada pessoa tem o Direito de expressar o que sente dentro de si !!!!!!!!!!!!!!!!!.Tenho dito:::::::::::::::::::

  10. Meu Deus, do que as pessoas são capazes. Se Deus quiser não irá ser sempre assim. A esse sr. Incomodado…enfim….valha-lhe Deus .Não tem que fazer. Fique com Deus Dina Aguiar e até amanhã se Deus quiser.

  11. Falta de conversa . Deixem a sra trabalhar e não sejam mesquinhos. Debatam-se pelo que se está a passar em Portugal. É corrupção , ladroes, trafulhas. Revoltem-se contra o juiz que está na operação marquês, contra o Sócrates. Por isto sim: vamos fazer barulho. Até amanhã se Deus quiser .

    1. Tem toda a razão. E o sr. Provedor tem pouco que fazer, pois caso contrário não perderia tempo nem tomaria o tempo desta profissional, por semelhante parvoíce. Meu DEUS, ao ponto a que estes ditos políticos estão a deixar chegar este país.

  12. Falta de conversa . Deixem a sra trabalhar e não sejam mesquinhos. Debatam-se pelo que se está a passar em Portugal. É do corrupção , ladroes, trafulhas. Revoltem-se contra o juiz que está na operação marquês, contra o Sócrates. Por isto sim: vamos fazer barulho. Até amanhã se Deus quiser .

  13. Para aquele espectador um bom dia e até amanhã se Deus quiser,e preoucupesse com outras coisas

  14. SE esta num canal publico tem o DEVER DE AGRADAR A TODAS AS SENSIBILIDADES. A QUEIXA E BEM FEITA SO QUE O PROVEDOR OU OUTRA COISA PARECIDA! NAO ESTA A ALTURA: E simples todos portugueses vem a televisao portanto sera normalissimop que a locutora tente agradar o mais possivel as diverssas sensibilidades . senao que va embora. ATENCAO ISTO NAO E MAIS QUE SUBTILEZAS PARA ATINGIR DETERMINADOS FINS. Eu sou contra a religiao porque elas dividem e nao deviam existir. MAS SE HA ESTA SENSIBILIDADE TAMBEM DEVE SER RESPEITADA.

    1. Aprender a escrever para não dar a quantidade de erros que deu era ainda melhor. Que se veja apenas uma pessoa se sentiu incomodada,como sabemos Portugal é composto por várias pessoas de várias religiões mas apenas o seu amigo ficou incomodado.
      Tenha juízo

  15. Se não gosta, porque não muda de canal antes da Dina se despedir?
    É fácil…. 😄😄😄😄

  16. Admiro muito a postura desta Sra.
    Esta frase é extremamente popular, está dentro do coração da maioria dos Portugueses.
    Quem critica uma frase destas, não terá outras coisas mais importantes que tanto magoam os Portugueses e aplicar essas energias em prol do bem público?
    Até sempre se Deus quiser.

  17. Acho que isto nem merece comentários. Há pessoas tão faciosas que deviam estar caladas. Faziam melhor figura. E agora, até à próxima, se Deus quiser.

  18. Nem merece comentários! Aquele Sr. que fala do tempo de Salazar é que deveria estar caladinho. Coitado, o temor que ainda tem! Agora, já se pode roubar, intrujar, etc, á vontade!

  19. Dina Aguiar, é uma grande senhora e jornalista!! Concordo absolutamente, com a forma, como ela se despede dos telespectadores, no final do programa!! Não ofende ninguém, e é extremamente educada!! Deviam era criticar outros “jornalistas” ao serviço, de forças tenebrosas, da direita reaccionária e fascista, que só querem o regresso ao tempo, do salazarismo fascista!!

      1. Portugal é um país de raiz CRISTÃ, deixem-se da palhaçada de dizer que somos um país laico. Apesar de dizer na CRP que somos um pais laico, o que a meu ver deveria ser corrigido, pois é mentira. Estudem a Historia de Portugal antes de dizerem asneiras.

    1. Os militares fascistas acreditavam em Deus, e as esquerdas comunas socialistas bloco pan e livre é que são ateus!

  20. Em complemento do meu post anterior, devo dizer também que a Dra Dina Aguiar é uma exemplar referência da televisão pública, a nossa RTP.

  21. Uma observação com um claro fundamento da parte to espectador. A RTP deveria ter formatos de despedida neutros e inclusivos..

    1. Por amor de Deus, liberdade está nas palavras e no pensamento de cada um e a boa educação sempre se nota quando nos dirigimos a alguém, ao passo que a mesquinhez normalmente vem acompanhada da ignorância!

      1. Em complemento do meu post anterior, devo dizer também que a Dra Dina Aguiar é uma exemplar referência da televisão pública, a nossa RTP.

        1. Infelizmente, tanto criticam o tempo de Salazar e hoje estamos pior que nesse tempo. Já não há liberdade neste país. Até amanhã, seDeus quiser.

  22. Provavelmente esse senhor não tem princípios nenhuns, pois frase não diminui ninguém e muito menos ofende quem quer que seja. Continue assim Srª D. Dina Aguiar. É uma expressão a que já nos habituou e que sabe bem ouvir. Um enorme abraço

  23. A ignorância desse telespectador supera o limite da intolerância se se sente molestado, mude de canal e não veja faz uma figura brilhante eu vejo para aprender e esse laico vê para criticar pk mais nada sabe fazer, apontar erros aos outros, CALESSE

    1. Totalmente de acordo, só com um pequeno reparo. Não se tratou de um erro o que ele reclamou, mas sim duma queixa patética, sem sentido. Já alguém pensou o que seria só vermos ou ouvir na televisão o que nos agrada? Entre outros, à grande maioria dos políticos e/ou partidos políticos seria vedado o acesso a esse veículo de informação.

  24. Espero que a Sr• Dina Aguiar, continue neste programa: PORTUGUAL EM DIRECTO RTP1 RTP3. Esuperou que a Sr• Dinamarca Aguiar continue como até hoje. Deus abençoe a Sr• Dina Aguiar.

    1. Onde está escrito (Esuperou) leia-se: Eu espero.
      Onde se lê (Dinamarca) leia-se: Dina.
      Muito obrigado

  25. Eu uso muitas vezes essa expressão e que mal tem???
    Boa noite e até amanhã se deus quiser. Um abraço.

Deixa o teu comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑