Carlos Cruz sobre “Prova dos Factos” da RTP: “É uma versão light do Sexta às 9”

É através do seu espaço de comentário no jornal Tal & Qual (sai às quartas-feiras por 1,50€), que Carlos Cruz vai escrevendo as suas críticas sobre a televisão portuguesa.

Esta semana, um dos assuntos que aborda é o jornalismo de investigação, onde compara o programa “Sexta às 9” que a jornalista Sandra Felgueiras teve na RTP, com o programa “Prova dos Factos” das jornalistas Rita Marrafa de Carvalho e Mariana Flor.

“INVESTIGAR ou investigar?

Sempre que se fala em jornalismo de investigação as primeiras reacções são para afirmar que ocupa muito tempo e que é caro. E daí praticar-se pouco.

A RTP1 teve durante bastante tempo o programa “Sexta às 9” coordenado e apresentado por Sandra Felgueiras. O programa acabou e, no mesmo horário, a RTP1 transmite agora “A Prova dos Factos” com coordenação de Rita Marrafa de Carvalho e apresentação de Mariana Flor. É uma versão “light” do “Sexta às ” (…) Acontece, por vezes, que certas tentativas de jornalismo de investigação não passam disso mesmo: tentativas. Frequentemente ´investiga-se´ estando sentado à secretária. usando apenas o telefone, valendo-se de uma só fonte”

One thought on “Carlos Cruz sobre “Prova dos Factos” da RTP: “É uma versão light do Sexta às 9”

Add yours

  1. Conversas e “opiniões” de treta profunda – coisas vazias de quem não tem interesse em elevar ás conversas que andam no espaço público.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑