A consagrada actriz brasileira Fernanda Montenegro, de 92 anos de idade, junta-se, agora, às personalidades brasileiras consideradas “imortais”.
A actriz foi eleita para o lugar 17 que corresponde à cadeira vaga da Academia Brasileira de Letras (ABL). A actriz não teve concorrência na disputa do lugar, algo que é visto como respeito pelo percurso da actriz: “Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cénicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou o presidente da ABL, académico Marco Lucchesi.

Mesmo sem ter concorrência na disputa da cadeira 17, a actriz teve de ir a votos. Dos 34 votos disponíveis dos académicos, Fernanda Montenegro recebeu 32, sendo que 2 votos foram em branco.
A popular actriz brasileira tem quase 80 anos de carreira e ocupará a cadeira deixada vaga pelo académico Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em março de 2020.

Nas redes sociais, Fernanda Montenegro agradeceu a eleição: “Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”
Seguindo o modelo da Academia Francesa, a ABL é constituída por 40 membros efetivos e perpétuos, apelidados de “imortais”. Além deste quadro composto por brasileiros, existem 20 membros correspondentes estrangeiros.
Quando um membro da ABL morre, a cadeira é declarada vaga numa sessão denominada “Saudade”, tendo os interessados em ocupar a vaga dois meses para se candidatarem.

Deixa o teu comentário