Livro de José Rodrigues dos Santos, “Codex 632”, vai ser transformado em série da RTP

A adaptação do livro de sucesso do jornalista José Rodrigues dos Santos – “Codex 632” – numa série da RTP está confirmada desde setembro de 2020 por José Fragoso, director de programas da RTP1 e da RTP Internacional.

Foi há 12 anos que José Fragoso, na altura director da RTP, teve a ideia de adaptar o livro que foi lançado em 2005 mas, com a sua saída para a TVI, a ideia não saiu do papel.

Agora, está confirmada e já está escrita: “Na apresentação da nova grelha, vimos séries de que estamos a falar há três anos. Por vezes, as pessoas perguntam-nos: ‘Mas isso nunca mais está feito?’. Ou dizem coisas como, ‘mas já falaram disso várias vezes’. Fizemos questão de mostrar já hoje algumas dessas séries para que as pessoas vejam que estão prontas. Para começar a escrita, para que se volte a ela mais tarde e para que tenha maturidade. Além disso, estamos a trabalhar em várias séries que não são só financiadas pela RTP e que tem co-produtores [é o caso de “Glória”, uma co-produção da SPi e da RTP que vai estrear-se em simultâneo na RTP1 e na Netflix]. Temos de ter esse tempo para que uma determinada série seja feita como queremos. Durante este ano, os episódios foram escritos e trabalhados com o próprio José [Rodrigues dos Santos]. Vai ser uma série co-produzida internacionalmente, com um ou mais co-produtores, e julgo que em 2022 esse tema estará fechado”,contou Fragoso à MAAG

A série “Codex 632” deverá estrear em 2023 no linear e no streaming, através da RTP Play, que José Fragoso considera ser “uma forma fundamental de distribuição” dos conteúdos do canal. “As pessoas têm muitos conteúdos e não conseguem gerir o seu tempo. Não têm as mesmas rotinas” e, assim, vão adequando o conteúdo ao seu estado de espírito e ao tempo de que dispõem.

Em 2018, José Fragoso pensou em adaptar outro livro do pivot do “Telejornal”, o “O Mágico de Auschwitz”, mas o custo de uma série sobre a Segunda Guerra Mundial que teria vários cenários de batalha teria um elevado custo no orçamento da RTP. Perante isto, o director da RTP voltou à ideia inicial para e manteve a ideia de transformar o livro “Codex 632” numa série.

Pedro Pina

One thought on “Livro de José Rodrigues dos Santos, “Codex 632”, vai ser transformado em série da RTP

Add yours

  1. Sempre achei que josé Rodrigues foi como uma mosca que caiu na sopa, e ninguêm quis comer, la ficou o jose a ler os telejornais ,.sempre patinando mas enfim agora tudo passa.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑