
A historiadora Raquel Varela está envolvida numa polémica, supostamente por ter perdido apoio do Instituto de História Contemporânea.
A historiadora é acusada de “erros” no currículo, com repetições de artigos e livros, que terão levado o Instituto de História Contemporânea (IHC) a retirar o apoio à sua candidatura à quarta edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual, promovido pela Fundação para a Ciencia e Tecnologia (FCT).
Nas redes sociais, a historiadora diz não haver “qualquer erro” no seu CV. “Não há qualquer erro no meu CV, que é público e de acesso livre em várias plataformas, não sou investigadora do IHC e em momento algum fui contactada pela FCT ou pelas instituições onde sou investigadora sobre qualquer concurso ou ‘erros’ no meu CV”, escreveu na sua página de Facebook, acrescentando que responderá ao artigo do jornal Público “a seu tempo”.
Perante esta polémica, a jornalista da RTP, Fátima Campos Ferreira, saiu em defesa de Raquel Varela, mostrando todo o seu apoio perante esta situação:
“Raquel Varela é investigadora, Professora, e Académica com altitude de Pensamento. Pode ou não concordar- se com ideias e opiniões , mas os seus estudos distinguem- se internacionalmente por reflectirem, trabalho e profundidade. Na voragem dos dias, e na barrela das redes, surgem notícias sem contraditório…ou pelo menos sem o enquadramento pleno. O Mérito e a Competência, nem sempre são fáceis de reconhecer, e muito menos Respeitar na praça pública . Passo á frente. O valor de Raquel Varela está por cima!”, escreveu a jornalista da RTP

Deixa o teu comentário