ESTREIA – “Ele Há Coisas: a Crónica” | Episódio 1

ESTREIA

Estreia hoje, na VOX POP TV, uma nova temporada do espaço de comentário, sobre televisão, intitulado – “Ele Há Coisas” – que regressa com um novo nome, “Ele Há Coisas: a Crónica”, e que promete causar grande impacto junto dos aficcionados de cada canal nacional que defendem nos diversos foruns.

Episódio 1: “Mas alguém acredita na Gfk, para além da SIC?”

Desde que a Gfk tomou conta das medições das audiências televisivas no nosso país, que a polémica nunca baixou os braços.

A Gfk ganhou o concurso, apesar de ter sido a última classificada, o que já não é coerente, nem normal. Afinal, para que existem os concursos? Não seria, neste caso, para escolher a melhor e mais fiável empresa a medir as audiências do universo televisivo português? Pois …

Nestes anos todos, a Gfk tem mostrado dados surpreendentes e, ao mesmo temo, estranhos, senão vejamos:

1 – Programas com zero telespectadores quando o consumo televisivo é alto;

2 – Programas transmitidos na mesma faixa horária, com a mesma duração, a obterem o mesmo rating e o mesmo share. Parece que os telespectadores se combinaram para se distribuírem de forma igual para programa A e B;

3 – Programas que são líderes e, que de um dia para o outro perdem imensos telespectadores e a liderança mas, passados dias, voltam líderes absolutos de audiências, facto que me causa muita estranheza quando isto acontece nas telenovelas/séries. É como o telespectador gostasse de ver mas, de repente, deixa de gostar de ver e passados uns dias volta a gostar de ver… estranho, no mínimo;

4 – Cristina Ferreira sempre viu os seus programas líderes, quer na TVI e depois na SIC. Só que, depois de retornar à TVI, até perde para programas impensáveis, e a SIC continua líder absoluta … ;

5 – Depois, de há 2 anos para cá, tudo o que a SIC exibe é sucesso e quando perde é por pouco. Vejam bem que a SIC até ganha contra jogos do Benfica ou contra os jogos da Liga dos Campeões. É obra!

6 – Até o “Preço Certo” da RTP1 já perde para os Agricultores da SIC, programa já sem graça mas que, segundo a Gfk, o português adora mais que tudo;

7 – Na informação, nem a RTP1, nem a TVI lideram porque é a SIC que bate recordes de audiência nos seus jornais de almoço e jantar, como os portugueses tivessem feito um pacto com o director de informação da SIC para só verem as notícias deste canal. Não nos esqueçamos de que a informação da SIC foi a que mais cometeu gafes nas notícias, induzindo os espectadores ao engano, numa quase onda de “fake news”, tal não teve de ser os diversos pedidos de desculpas aos telespectadores, mostrando que o seu rigor informativo não é aquele que tanto anunciam;

8 – Depois, a SIC até venceu jogos importantíssimos do Euro 2020, ao fim-de-semana, com o programa do Marco Paulo. É caso para dizer, Ele Há Coisas … ;

9 – Depois vimos outros fenómenos de audiência: João Baião e Júlia Pinheiro não eram líderes de audiências e, de repente, são imbatíveis …

10 – A RTP e a TVI duvidam, e bem, desta medição de audiências, até porque quem não se sente não é filho de boa gente e sejamos sinceros … Mas alguém acredita na Gfk, para além da SIC e os seus aficcionados?

RESUMO: é necessário alterar a maneira de como se medem as audiências da TV em Portugal. E isso poderia passar por uma opção mais fiável com a ajuda das Boxs da NOS, MEO, Vodafone e Nowo.

A SUBIR ⬆️

O regresso de José Pedro Vasconcelos à RTP é uma lufada de ar fresco. Já fazia falta para acabar com o cinzentismo que paira no canal público. Um profissional inteligente, multifacetado, popular quanto baste, não deixa ninguém indiferente e amado pelo público português. Mal aproveitado pela a RTP mas as ordens de Nuno Artur Silva sobrepõem-se e José Fragoso obedece, deixando-se manipular como se fosse um fantoche. E que falta faz assim um profissional nas manhãs úteis da RTP1. Só na RTP para não se aproveitar um profissional deste gabarito.

A DESCER ⬇️

O aproveitamento da SIC aquando da morte da actriz Maria João Abreu. Foi desnecessário, foi desumano, foi um explorar até à última gota. Não pode valer tudo! Esperamos que Daniel Oliveira não repita a mesma fórmula em relação ao actor Rogério Samora. Para já a SIC está sossegada e esperemos que assim se mantenha e deixe de explorar a desgraça dos outros em seu próprio benefício, pata assim ter grandes audiências. As homenagens, fazem-se quando as pessoas estão vivas e não estão mortas!!! P.S – para já, a SIC repetiu a entrevista feita a Rogério Samora ao início da tarde deste sábado, 24 de julho.

Cronista convidado: Mário Rebelo Crispim

Revisão de Texto: Mariana Neves

Edição: Roberto Bonfim

Fotografias: Internet/Google/Facebook/Agora Nós/RTP

Pesquisa: Mário Rebelo Crispim

NOTA DE RODAPÉ: o autor irá responder, sempre que se justificar, às intervenções dos nossos leitores. Tanto aqui no site, como na página de facebook da VOX POP TV.

One thought on “ESTREIA – “Ele Há Coisas: a Crónica” | Episódio 1

Add yours

  1. Finalmente que neste Portugal lindo e maravilhoso com uma paisagem impar, um mar singular e uma gastronomia divinal, há alguém além de mim que tem olhos e chega lá à coisa. É isto mesmo e muito, mas muito mais. O dinheiro só não compra Paz, Amor e saúde. Obrigado por me ajudarem a escancarar a porta e abrir as janelas.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑