O empresário Mário Ferreira publicou um Comunicado onde dá conta da luz verde para adquirir a MediaCapital/TVI, após um longo caminho de complicações e denúncias:
“O LONGO CAMINHO DE MÁRIO FERREIRA PARA A OPA DA MEDIA CAPITAL
O processo envolveu o escrutínio e autorização de múltiplas autoridades:
A CMVM registou, hoje, a OPA geral da Pluris sobre o Grupo Media Capital.
A ERC autorizou, no passado dia 8 de junho, a alteração de domínio dos operadores de televisão e rádio da Media Capital.
Em janeiro, a Autoridade da Concorrência tinha já decidido não se opor à OPA, com base em pareceres favoráveis da ANACOM e da ERC.Porque demorou tanto tempo?
Porque a lei impõe uma avaliação muito detalhada destes investimentos, de modo a determinar a adequação e solidez do projeto e do investidor:
A ERC analisou o projeto da Pluris para a Media Capital e a sua viabilidade, bem com a solidez financeira do adquirente e a sua posição de liquidez.
Além disso, a ERC verificou se existiam riscos para a independência da Media Capital, para a autonomia editorial das rádios e televisão por si detidas e para o pluralismo e a liberdade de informação.
Foram ainda resolvidas, nesse âmbito, as questões suscitadas pela ERC relativamente ao contrato de compra e venda de ações entre a Pluris e a Prisa, celebrado no ano passado. Já a CMVM fiscalizou a transparência da OPA e da participação do oferente na Media Capital, a informação constante do Prospeto e a origem dos fundos empregues pela Pluris.
As autoridades endereçaram múltiplos pedidos de informação detalhada à Pluris, designadamente informação financeira, com vista a esclarecer os factos e as matérias da sua esfera de competência. A todos, a Pluris respondeu atempadamente e de forma completa.A Pluris congratula-se com o resultado deste trabalho detalhado das autoridades de supervisão no exercício das suas competências legais.Este resultado mostra bem quão infundadas são as imputações desprimorosas para a Pluris e Mário Ferreira, constantes de queixas e denúncias apresentadas junto de diversas entidades, pela mesma pessoa, com propósitos obscuros e alheios aos interesses da Media Capital e dos seus acionistas.
Fecha-se um ciclo e agora vamos trabalhar em paz…“
Uma das pessoas a reagir a este Comunicado foi Cristina Caras Lindas, ex-apresentadora da TVI e da RTP:
“É um ser superior, estou disponível para trabalhar a seu lado. Bravo! Abraço”, escreveu

Deixa o teu comentário