Fátima Campos Ferreira sobre Eanes: “É hoje a maior referência do país”

A jornalista da RTP decidiu escrever um texto sobre o General Ramalho Eanes, onde revela que já o conhece há 38 anos:

O Condutor de Destinos!

( A entrevista passou 2013. É do Arquivo RTP.)

1- Custa- me falar dele, porque admito que misturo o sentimento com a História. É o Homem que liderou militarmente, a operação do 25 de Novembro. Há semanas que tinha a mochila, e o camuflado preparados para sair a qualquer hora. Nessa noite , na casa da Madre de Deus, recebeu a chamada do camarada Tomé Pinto.

É agora…Pegou no essencial e despediu-se da mulher, sem saber se a voltaria a ver. Preparado para tudo. As diversas comissões na guerra do Ultramar, fizeram dele, um exemplar e destemido líder de Homens e Causas. Os seus Homens sabiam- no . O resto da História, já muitos conhecem. É Hoje a maior referência do País . A Reserva ética e afetiva. Soube cultivar- se .Elevou- se acima de todos nós! Esta entrevista , foi feita com o intuito de guardar o seu testemunho.

2- E já agora um brevíssimo apontamento. Conheci-o pessoalmente no ano de 82. Eu pertencia ao 1 grupo de 15 estudantes que iam cursar jornalismo no Porto pela primeira vez. Tão importante era o momento, preparado pela associação de jornalistas e homens de letras do Porto, que a abertura do curso foi feita pelo Presidente. Era Ramalho Eanes. Entrou direito, sério e humilde, no grande auditório da faculdade de letras no Campo Alegre. Tinha a postura, e a palavra do “ Condutor de destinos” .

Entrevista

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑