Maria José (1927-2020)
A consagrada actriz morreu no Dia de Portugal. Tinha 92 anos de idade.
Com quase 82 anos de carreira, a vida profissional da Maria José foi feita na sua maior parte no Teatro, tendo a televisão preenchido outra grande quota parte da sua vida de actriz. Pisou os palcos, pela primeira vez, em 1933, era ainda uma criança
Participou na ficção da RTP, SIC e TVI. No seu currículo conta com nomes de telenovelas que fizeram muito sucesso junto do público, como por exemplo, Ricardina e Marta, Giras e Pirosas, Na Paz dos Anjos, Roseira Brava, Vidas de Sal, Os Lobos, Todo o Tempo do Mundo, Filha do Mar, Inspector Max, Chiquititas ou Doida Por Ti.
Maria José, mãe da actriz Rita Ribeiro e do actor António Semedo (1950-2005), casou-se com o actor Artur Semedo, mas o casamento falhou. Em 1955 casa com outro actor, Curado Ribeiro mas também este casamento acabou em divórcio litigioso, tendo a actriz ficado com a guarda da fila Rita Ribeiro.
A última vez que pisou o palco foi no ano de 2015, no Teatro Nacional D. Maria II, na peça de homenagem à actriz Eunice Muñoz “74 Eunices”.
Interpretou autores como Shakespeare, Dostoievsky, Turgeniev, Tchekhov, Eugene O’Neill, Paula Vogel, Casona, fez quase todo o teatro de Gil Vicente, deu corpo a personagens de Agustina Bessa-Luís, entre tantos outros autores.
O percurso da actriz passou também pela rádio, onde dizia poesia e fazia teatro radiofónico.
Deixa o teu comentário