Polémica na TVI
Há novos desenvolvimentos no caso da suspensão do programa de jornalismo de investigação que Ana Leal apresenta na TVI.
Em causa está uma troca de mensagens entre o jornalista André Ramos, que faz parte da equipa do Programa Ana Leal, e o director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, a 26 de março de 2020:
“Sérgio, depois da nossa conversa, de muito reflectir e de ter revisto a peça mais do que uma vez, não consigo encontrar forma de cortar. Ontem fiz as alterações que me pediste, no entanto, não consigo retirar partes relativas à acção do governo. Estou a ser confrontado pela primeira vez na vida com uma decisão destas e, como te disse, tenho a humildade de ouvir, reflectir e assimilar todas as formas de pensar sobre jornalismo e sobre os tempos que vivemos. Longe de mim querer transformar isto num debate ou numa lição sobre jornalismo, estou cá para aprender e certamente que estes dias foram, são e serão ainda mais uma lição para mim. Estou entre a espada e a parede”, escreveu por email o jornalista André Ramos
No mesmo E-mail, o jornalista da equipa de Ana Leal acrescentou o seguinte: “Foram feitas declarações inequívocas, em on, pelo governo, que toda a gente estava a ser testada. Não é verdade. Retirar essa parte da reportagem não me deixa confortável. Os telefonemas por si mostram o que está a acontecer – e, sendo contrário ao que diz o governo, deve ser exposto”.
A resposta que terá recebido do director de informação da TVI foi esta: “Então não há reportagem. Vês como é fácil. Fica bem com a tua consciência, tal como eu fico com a minha decisão”
Durante esta troca de mensagens, Sérgio Figueiredo terá ainda relembrado o jornalista André Ramos que sairia da equipa de Ana Leal para integrar a redacção de notícias do canal: “Espero que amanhã combines com o Vasco Rosendo [chefe de redacção] a escala quinzenal que ele te destina”
Esta troca de E-mail foi entregue ao Conselho de Redacção da TVI para tentar provar que Sérgio Figueiredo terá travado reportagens que seriam incómodas para o governo de António Costa.
é o socialismo de caviar champanhe francês e lagosta, casinos e amantes para eles e miséria para o povo.
Coisa mais parva…
O que prova efetivamente que a imprensa perdeu em definitivo a isenção e imparcialidade exigíveis à função. Rendem-se e direcionam-se pelos grupos. comerciais, políticos e clubisticos. Nem recuando ao tempo de Fernão Lopes se encontra tanta falta de profissionalismo.
Ora isso já digo eu hà muito tempo que na sua grande maioria os jornalistas estão vendidos aos politicos sobretudo aos de esquerda caviar
Se tudo o que se denuncia sobre esta reportagem…em que o Responsável Máximo da TVI, não autorizou, que fosse transmitida, porque nela estavam… declarações pouco fiáveis… do Dr.António Costa… e que o iriam prejudicar e ao seu Governo, temos que ficar muito preocupados com a nossa Democracia!!!…Será que já têm uma Ditadura Socialista e têm medo ??? … E o mais preocupante é que o nosso Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nada diz…está caladinho, será que não sabe!!! Vamos tentar saber toda a verdade…e ajudar a Grande Jornalista ANA LEAL. Saudações Democráticas
Mas o Sérgio F. é colega de liceu desde sempre desta classe plutocrática socialista, esperavam o quê?!
Censura para proteger o presidente do concelho.
Voltamos ao 23 de.Abril de 1973. Autocritica censura deste
Sérgio Figueiredo, rua com o lapis azul Figueiredo fascista.