ÚLTIMA HORA
Morreu a actriz Joselita Alvarenga.
A actriz brasileira foi casada com Raúl Solnado durante 12 anos. Do casamento nasceram dois filhos: Zé Renato e Alexandra Solnado.
No dia da sua morte, a actriz Joana Solnado presta-lhe homenagem:
“Coincidência ou não, despeço-me hoje da primeira atriz que vi atuar, em casa. A primeira atriz que vi gargalhar, em casa. A primeira atriz que vi chorar, em casa.
Quanto privilégio. Quanta leveza, alegria e humor trouxe à minha vida e à de todos os colegas, amigos, alunos, familia e de quem se cruzou na sua bonita jornada. Quanta sabedoria numa pessoa só.
Quanto teatro a respirar nesses poros. Neste dia Mundial do Teatro nos despedimos de você, que bela homenagem, amada Jô – saiba que no Brasil continuam me chamando seu nome.
Minha Brasilidade é minha, por sua mão e coração. Quanta gratidão.
Quantos personagens criamos juntas? Quantas festas de aniversário fictícias fizemos porque a gente gosta mesmo é de festejar. À vida.
À vida que vivemos juntas.
Porque a diversão estava acima de quase tudo.
E o concurso de quem consegue chorar primeiro? Esse jogo favorito que até há tão pouco tempo era agora. Sorrio quando penso, lembro, sinto e sei.
Quanto amor e magia você me proporcionou.
Quanta transgressão vivi do seu lado. Quase tudo era permitido do seu lado…
e isso me deu um sentido de que na vida nada é impossível. Foi você que me colocou no palco pela primeira vez.
Me estreei com a mesma idade que você, 14, e entendi que era mesmo importante por suas lágrimas de emoção, sua inspiração. Você brilhava o olho por contar essas nossas contas iguais. Agradeço cada pedaço de história, cada sopro de vida do seu lado. Você me ensinou, além de tudo, que uma atriz, sorri e agradece até o pano fechar.
O seu pano fechou, e você, sorriu e agradeceu tudo até o final.
Nesse novo começo, que sua viagem seja linda.”, escreveu

Joselita Alvarenga
Joselita Alvarenga, atriz, produtora, professora e diretora de teatro, nasceu em Minas Gerais, na cidade de Cambuquira em 04 de dezembro de 1934. Iniciou a carreira no cinema, atuando em “Dorinha no Soçaite” em 1957. Na tela grande esteve em “O Grande Momento”, “A Difícil Viagem” e “Alô?”.
Também começou na tv em 1957, no “Grande Teatro Tupi”. Só viria a fazer novelas em 79, quando participou de “Cara a cara” na Bandeirantes. Fez na Globo a minissérie “Avenida Paulista”, depois na Band a novela “Campeão”. Também se destacou nos primeiros anos do SBT, atuando nas novelas “O Anjo Maldito” e “Jogo do Amor”.
No teatro Joselita atuou em “Jesus Homem” de Plínio Marcos entre outras e dirigiu várias peças, com destaque para “O Beijo da Mulher Aranha” e “Feche os Olhos e Entre na História”, peça infantil escrita por sua filha e encenada pela atriz Suzy Camacho.
Joselita Alvarenga ministrava cursos de teatro tanto no Brasil como em Portugal.
A atriz foi casada por 12 anos com o humorista português Raul Solnado, com quem teve dois filhos, Zé Renato e Alexandra Solnado, que trabalha como autora. IN, PRÓ-TV
Os meu pêsames á família e amigos
Grandes senhores do espetáculo
Um obrigado