O Preço Certo
Fernando Mendes numa entrevista emocionante, revela a frase mais bonitas que ouve quando visita idosos.
A revelação foi feita na TVI, no programa “Conta-me Como És”, apresentado por Fátima Lopes: “Ir a um hospital é das coisas que mais me custa, mas é bom. Choro mas acho que é importante as pessoas que te ‘consomem’, que gostam de ti, principalmente as crianças e os idosos, conhecerem-te. Vou a muitos lares porque às sete da tarde eles estão ‘presos’ à televisão. Das coisas mais bonitas que tenho é quando os idosos me dizem: ‘Agora já posso morrer porque já conheci o Fernando Mendes’
Na mesma entrevista, Fernando Mendes não poupa elogio aos irmãos: “Tenho uns irmãos extraordinários. Trabalhadores, educados e com um coração… se o meu é grande o deles é ainda maior. Desde que a minha mãe faleceu que falamos muitas mais vezes, precisamos uns dos outros e agora estamos muito mais atentos uns aos outros, tento estar presente o mais possível”
Sobre a mãe, que já morreu, Fernando Mendes conta que ainda não recuperou da sua morte e que a sua mãe enfrentou várias doenças: “A minha mãe viveu até aos 87 anos e foi sempre uma grande mulher, uma grande mãe e uma «mulher de armas». Durante estes 15 anos, a minha mãe teve dois cancros e um AVC e ninguém soube. Enquanto eu estava a fazer o programa essas coisas aconteceram todas. Ela sempre foi uma grande mulher que superou essas coisas todas.
Ela morreu num dia em que eu tive um pressentimento. Ela estava muito mal no hospital e quando eu entro no directo, ela morre. Aquilo mexeu e mexe bastante comigo. Parece que estava à minha espera para se despedir de mim.
Se ela estiver ‘lá em cima’ a ver-me, ela sabe que eu estou sempre com ela e que nunca esqueço o que ela fez por mim e pelos meus irmãos. Não está a ser fácil, é muito difícil ‘o continuar’, era preciso chorar bastante mais… Às vezes, gosto de pegar no carro e dar a minha volta e deitar a minha lágrima no canto do olho. Parece que ainda não acredito que isto tenha acontecido mas aconteceu e temos de andar para a frente”.