Maria Vieira não perdoa discurso da colega

Depois da actriz Maria do Céu Guerra ter falado na actriz brasileira Fernanda Montenegro, durante o seu discurso na gala dos Globos de Ouro da SIC, onde referiu que a sua colega de profissão “está no Brasil em dificuldades e a ser insultada por um governo que não merece aquele país” , Maria Vieira saiu em defesa do Presidente Bolsonaro, criticando Maria do Céu Guerra:

“Maria do Céu Guerra “dixit”: “… tenho de me lembrar da minha querida amiga Fernanda Montenegro, que está no Brasil em dificuldades e está a ser insultada por um governo que não merece aquele país”.
Não, minha cara e estimada Maria do Céu Guerra. A reputada e talentosa actriz brasileira – Fernanda Montenegro, não está a ser insultada pelo governo brasileiro, nem está a ser vítima de qualquer tipo de censura! O Brasil é um país democrático, cujo presidente da república foi eleito democraticamente pela esmagadora maioria do povo brasileiro, ao contrário de Portugal, que tem um primeiro ministro que não foi eleito pelos portugueses!
A Fernanda Montenegro, exercendo o seu direito à saudável liberdade de expressão que vigora nos países democráticos, resolveu tomar uma posição política contra o governo brasileiro, dando a entender que vive num pais onde se queimam livros e «bruxas» e por essa sua posição ela foi democrática e legitimamente criticada não só pelo Director Roberto Alvim que é o actual responsável pelo Centro de Artes Cénicas da Funarte como por milhões de brasileiros que têm todo o direito de não concordar com a senhora, por muito prestígio que ela tenha e apesar de todo o respeito que ela inspira. E é assim que as coisas funcionam em democracia. Se a Fernanda Montenegro vivesse numa ditadura, ela jamais diria o que disse e jamais veria publicada a foto que fez, pois dessa forma seria imediatamente presa, como de resto acontece actualmente em países como a Venezuela, ou como Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte ou China!
Eu é que vivo num país cujo regime socialista censura de forma cobarde e sub-reptícia todos aqueles que se lhe opõem; eu, apesar dos meus quase 40 anos de carreira como actriz, é que não trabalho no meu país desde 2017, eu é que fui convidada recentemente para integrar um projecto televisivo que me vi obrigada a recusar porque me foi sugerido que depois de aceitar esse tal convite, deveria deixar de publicar as minhas opiniões políticas aqui na minha página de Facebook, eu é que sou perseguida, ostracizada e atacada por grande parte da comunicação social e por gente que pertence à minha própria classe profissional, porque a dada altura da minha vida resolvi assumir publicamente que sou uma mulher e uma actriz conservadora e de Direita!
Não, minha cara e estimada Maria do Céu Guerra, a Fernanda Montenegro não está em dificuldades no Brasil, porque ela, aos 90 anos de idade, continua a fazer televisão, cinema e teatro, no país democrático onde vive e porque nesse país onde ela nasceu e tem a sorte de viver, ela ganha mais num ano do que a maior parte dos actores portugueses ganham em toda a sua vida…
Falar sim, opinar sempre, mas sempre com coerência, com isenção e com verdade. E que viva o teatro, em Portugal, no Brasil e em todos os lugares livres onde se faz teatro livremente.”
– escreveu Maria Vieira

45 comments on “Maria Vieira arrasa Maria do Céu Guerra

  1. Quando está senhora andava por Moscavide tinha outra fala… É outra escrita… Está muito mudada só não mudou foi na altura.. Continua muito pequena e nota-se nos pensamentos

  2. Dor de cotovelo. Porque não te calas .

  3. A.Jorge Carneiro

    Bravo Maria Vieira! Um exemplo para todos aqueles(as) que não se vergam à ditadura da cultura marxista e vermelhuda comuna ou filo-comuna!
    E preciso não esquecer que o Brasil apesar de tudo tem mais anos de democracia do que Portugal,portanto não se deve dizer que o Brasil não é um estado democrático e de direito, o Sr Bolsonaro foi eleito e amplamente pelo povo brasileiro que estava farto do Luladrão da kirida turra Dilma dos chulos das ONG dos invertidos da corrupção etc.
    O Brasil tem um governo eleito não imposto (como aquele que aqui na Tuga vigora com a benção do pastel de Belem e comunas ,filo-comunas e invertidos,tudo sem ter sido eleito e nem programa de governo apresentou aos Tugas zombies.Não há comparação possível com o regime brasileiro actual ! Portugal é governado por corruptos que se protegem uns aos outros, com uma esquerda comunista e filo-comunista/invertidos muito contente por julgar que está a fazer um grande trabalho em prol dos “desfavorecidos etc” tudo tretas vermelhas para segurar os tachos e mordomias.
    Pena tenho eu que não venha um Sr Bolsonaro acabar com este Farrobo vermelho tuguês!

  4. Ana. Cordeiro

    Mas está já devia ter calado de vez e há não gosto de Portugal que vai para o Brasil já que adora o presidente de lá de mim eu nunca gostei dela nem do trabalho dela

  5. Aldino Peres

    Estou de acordo com as duas opiniões no âmbito da liberdade de expressão, embora a Maria Vieira tenha razão,ou seja, condeno a grande actriz Maria do Céu Guerra porque quem opinou contra uma actriz brasileira foi ela. Primeiro erro. Segundo erro: As pessoas que na generalidade responderam aqui denotam uma falta de visão de um futuro promissor e equilibrado, estando bem visível que não aprenderam a ajuizar um passado que vem desde 25 de Abril até aos dias de hoje. A falta de informação, a contra informação e a manipulação dos comportamentos através dos mídia e dos governos sucessivos, embruteceram o sentido crítico da maioria dos portugueses, porquê? Porque um povo mal informado e que não se informa, está profundamente limitado na defesa dos seus interesses enquanto cidadão. Quantos aqui no seu dia a dia já não condenaram algo que visualizaram e sentiram no campo social ou pelo desempenho governativo? Os portugueses bipolarização o sentido de voto, queixam de tudo e de todos, mas esquecem-se que sempre votaram nos partidos que nos levaram ao que vivemos hoje, caos, desordem, desrespeito pelas instituições, corrupção, perda de identidade, etc… As duas são grandes actrizes, mas enquanto uma é politicamente correcta a outra diz as verdades e que muitos de nós nos revemos mas nos silenciamos. Bem haja Maria Vieira e quanto à Maria do Céu Guerra espero que trabalhe como actriz porque gosto vê-la quando representa, somente isso, porque e a julgar pela maneira que opina, mais vale ficar calada.

  6. Grande Maria do Céu Guerra!
    A verdadeira
    a corajosa
    a mulher inteligente
    Um viva enorme pela sua atitude.

  7. Marinha Viana

    Maria Vieira pode ser incisiva e, por vezes, um pouco dura, mas as pessoas que a criticam não têm moral nenhuma para o fazerem porque são desbocadas, malcriada, usam uma linguagem imprópria para ser lida em público. Leio aqui comentários que me fazem corar de vergonha. Maria Vieira tem o direito de ser de direita da mesma forma que as outras pessoas têm o direito a serem de esquerda.

  8. Maria José Santos

    Esta Maria Vieira não faz falta em Portugal! que continue onde está! Parabéns Maria do Céu pelo seu douto discurso, Parabéns Maria do Céu pela luta diária pelos desfavorecidos , pela cultura que oferece a todos nós, bem haja!

  9. Esta Maria Vieira não faz falta em Portugal! que continue onde está! Parabéns Maria do Céu pelo seu douto discurso, Parabéns Maria do Céu pela luta diária pelos desfavorecidos , pela cultura que oferece a todos nós, bem haja!

  10. Esta idiota que como atriz nao vale um todtao furado, e mete nojo ler o que escreve, é tao primario , mesmo de quem só lê os cabeçalhos…que dá pena, mas n quero dar lhe protagonismo ela nao o merece…que va coser meias…ou fazer formaçao em teatro porque é uma matrafona boa para espantar pardais!

  11. Margarida Machado

    A Maria Vieira que se cale pois não chega nem nunca chegará aos calcanhares de uma Maria do Céu Guerra.
    Só sabe dizer mal do que é Bom.

  12. Carlos Leite da Silva

    Sou português. Moro no Brasil há 15 anos. Vim para cá com 42 anos.
    Maria Vieira tem razão. Não existe censura nenhuma da parte do governo brasileiro para com a classe artística nem para com ninguém.
    Na verdade, acontece exatamente o contrário. O Governo Executivo brasileiro é que tem que lutar para sobreviver contra a constante tentativa abusiva de ser censurado, nomeadamente por parte da classe artística brasileira e da imprensa mainstream, ambos essencialmente formados de pessoas que beneficiavam financeiramente da corrupção dos governos anteriores.

    • Marinha Viana

      Carlos Leite da Silva, ainda bem que há quem não tenha medo de repor a verdade. Nesta embrulhada, são nomeadas três senhoras, cada uma com seu valor. Maria Vieira pode ter os defeitos que tiver mas, tenho – me informado bastante acerca da política brasileira e concluo que é a comunicação social do Brasil que se está a vingar de Bolsonaro, enxuvalhando – o, por este presidente lhes tirar a teta que Lula lhes ofereceu para que o não criticasssem, mesmo sendo um traste. Se Fernanda Montenegro tivesse criticado Lula, quando este era presidente, talvez Maria do Céu Guerra não estivesse a defender aquela grande profissional. A intenção é mais de criticar Bolsonaro do que defender Fernanda Montenegro.

    • António Ferreira dos Anjos

      Concordo e subscrevo. Os comunistas militantes distorcem a verdade a seu jeito. Aqui é em qualquer parte do Mundo. Lutam para ter o poder e dele beneficiarem e não pelo povo de quem tanto falam. Também não suportam a democracia como aqui fica bem demonstrado pelas observações indelicadas a uma crítica justa e fundamentada. Parabéns Maria Vieira pela sua corajosa opinião.

      • carlosleitedasilva

        Correto, António Ferreira dos Anjos.
        Construiu-se a narrativa ao contrário e agora é muito difícil levar a grande massa a perceber que foram enganados.
        Eu mesmo, em Portugal, votei na esquerda a vida inteira.
        Acordei agora, quando percebi a inversão de narrativa escandalosa contra uma pessoa que tem se revelado o mais democrata dos presidentes que o Brasil já conheceu.
        A cada dia surge uma nova injustiça contra ele e o seu governo, que estão apostados no bem do povo e em acabar com a corrupção escandalosa da esquerda brasileira, tanto dos políticos, quanto da imprensa.

  13. Os anónimos são tramados, são mal educados e parecem encomendas.
    Este vai dizer bem. Confesso que não gosto de Bolsonaro, mas gostei e concordo com a opinião.
    Há de facto uma sensura BRUTAL da esquerda em Portugal, que domina a sua imprensa, que impede por exemplo certos actores inequivocamente facistas como o Herman José e outros de se assumir e empurra ridiculamente o Toy para a CDU.

  14. Quando é que esta burra se cala e respeita os outros ?

  15. Essa sujeita que se trate porque está completamente doente…..

  16. Bento Amaral

    GD MARIA VIEIRA, gd lição para quem não tem discernimento, sensatez e, afinal, não sabe o q é democracia.

  17. Sempre a mesma conversa

  18. António José dias Dias Martins

    Como essa senhora e tão rancorosa com o seu pais e colegas de trabalho. Eu tenho vergonha de você ser portuguesa maria vieira a vida vai.ser madrasta com você se nao estiver já a ser.bolssonaros tranpes e outros como eles o mundo não precisa .democracia no brasil resolve se a bala devia ter vergonha na cara.veja quantas pessoas morrem por aí.

  19. Nunca o invejoso medrou nem quem ao pé dele morou….
    Se o Brasil é um país tão bom para viver , mude-se para lá e deixe-nos em paz .

  20. Paula Sarilho

    Apenas digo que Aplaudo de pé tanto a Maria Vieira como aplaudo a Maria do Ceu Guerra duas excelentes atrizes. Mas aqui a mais realista é a Maria Vieira.

  21. Essa senhora que é uma.atriz de meia tigela que nem pelos calcanhares chega á grande atriz e senhora Maria do Céu Guerra só porque foi para o Brasil já se julga uma grande atriz e critica toda a gente é mesmo pequenita.

  22. Já agora diria á Vieirinha que…o país onde Fernanda Montenegro ganha mais num mês que outros actores.aqui numa vida.Talvez seja verdade não sei. Mas nesse pais existem mais de 200 milhões de pessoas …que nunca possuirão em toda a vida o que ela o que ela ganha num dia …e são aqueles que você se esqueceu de falar ..minha querida…que fazem audiência para que FERNANDA MONTENEGRO…ganhe milhões.

  23. Não há quem mande calar esta estúpida mulher. É uma pessoa sem nível, incorrecta, mal educada com a mania de grande senhora mas que não chega aos calcanhares da Maria do Céu Guerra. Vai-te tratar

    • António Machado

      Como? A Maria Vieira não tem direito a opinião? Não insulta ninguém! Somente diz o que sente com elevação e falando do que sabe. A democracia é tramada!!!

      • Adelino Marques

        Não insulta ninguém? Aonde é que você tem estado? Nao tratou mal a Maria do Céu Guerra, mas tem maltratado toda gente é pequena em tamanho e na mente

      • Paula Sarilho

        Exactamente! Com toda a isenção e realista. Ecige se o direito e liberdade para opinar e usa se isso para ofender quem tem opiniao diferente. É agora o entendimento de liberdade de expressao. Considerei o artigo da Maria Vieira muito consciente e realista.

  24. Carlos Correia

    Parabéns Maria Vieira,pequena grande mulher.

  25. Maria tu tens que te tratar e bem tens que ser internada e tens que levar um banho de espiritual tas no caus
    Tem vergonha fe juizo não trabalhas em portugal porque não te dão trabalho tu como atriz não vales nada piada não tens não tens merito como quando eras nova e ca na televisão trabalhvas porque andavas pendurada na Ana Bola no Hermano e no Monchique foste fazer um trabalhito ao Brasil e pensas que es uma grande atriz és uma badameca á atrizes amadoras 90 vezes melhor que tu olha vai dar banho ao cão es invejosa e mau caracter xau fui

  26. Esta coisa Maria Vieira .diz tanta verborreia .parece que ainda vive no tempo em que era 1 KOPEK
    Outro dia ia eu a passar pelo Botafogo.E imagina o que um grupo de bilionários estava a dizer.Vamos por a estátua da KOPEK
    No Morro do pão de açúcar pois como e oca o vento vai arrasta.la para se afundar no oceano.nao queremos tanta ignorância aqui no Brasil.Suma desta linda terra e leve consigo o Bolsonaro
    Sua meia f.oda.

  27. Fernanda Maria

    Falou e disse Maria Vieira

  28. Bem todos sabem da minha grande admiração por MARIA VIEIRA que é inteligente e coerente no que diz, enquanto que outros nem sabem bem do que falam. Aqui teria muita razão se apenas se limitasse a chamar lambe botas aos que para agradar a alguns hoje lhe chamam o que querem. Por tudo isto, reafirmo o meu apoio a esta pequena mas muito grande SENHORA.

  29. Grande discurso para denegrir a imagem de uma grande Senhora do nosso panorama artístico. Maria Vieira é tão pequenina, quer em tamanho, quer em talento, em comparação com Maria do Céu Guerra. Quem lhe dera, beijar o chão que a Maria do Céu pisa. A inveja é muito feia Maria Vieira. Foste para o Brasil, deixa-te ficar por aí, porque aqui já ninguém te suporta. No que me toca, nunca gostei do teu trabalho, nunca te achei piada alguma, e como eu há mais pessoas por este país fora. Reduz-te à tua insignificância e lembra-te que Portugal, o teu país, que te deu de comer, também é um país democrático, onde há liberdade de expressão onde as pessoas podem dar as suas opiniões, quer te agradem ou não, como tu fazes acerca de tudo e de todos que por cá vivem.

  30. Bravo! Excelente comentário

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s