VOXPOPTV - QR

Bronca: actores dizem que produtora não lhe pagou! Ana Bola já reagiu!

Bronca!

A denúncia da falta de pagamento a alguns técnicos e a alguns actores é feita por Duarte Grilo:

“Meus caros.. . Serve a presente missiva para constatar o seguinte facto: o sr Marcos Badalo deve-me a mim e a mais uns quantos uma bela quantia.

Depois de várias tentativas de contacto, fui bloqueado pelo sr Marcos Badalo, detentor da produtora Original Features. São do Algarve e fizeram o filme “Portugal não está à venda.”, do realizador André Badalo. Foram bastantes os técnicos e os actores que não viram um tostão. Curiosamente, outros ha que sim…

Gostaria de alertar todos os meus colegas de profissão, técnicos e actores para este facto. Contactado para liquidar a dívida, o Produtor Marcos Badalo não se digna sequer a responder a uma mensagem. É vergonhoso. Mas como cada um colhe aquilo que planta, vemo-nos em breve. Identifico aqui algumas pessoas.

Não sei se foram pagas ou não, mas pelo menos a mensagem chega a mais pessoas.

Actores com 30 e 40 anos disto tratados como se fossem lixo… Tenham vergonha… A espera vai em 2 anos e tal… Já estreou, já saiu das salas (pudera… Tal é a qualidade…) ainda assim, nem uma palavra.

Nada! Resta dizer que fui paciente, simpático e compreensivo durante dois anos… Mas há ali um ponto em que vira… Porque o meio é pequeno e tudo se sabe, sr Badalo…” – escreveu Duarte Grilo nas redes sociais

Em causa está a participação no filme “Portugal Não Está à Venda”, cujo o elenco conta com actores de peso como Ana Zanatti, São José Correia, Maria José Pascoal, António Capelo, João Lagarto, Marina Mota, Pedro Teixeira, Rita Pereira, Maria Vieira, entre tantos outros.

Ana Bola conta que foi convidada a fazer parte do elenco do referido filme mas acabou por recusar:

“Fui convidada para fazer isso filme,felizmente a minha intuição não me enganou.Que tal juntarem-se e fazerem-lhe uma espera? às vezes não há outra dolução.”, escreveu a actriz

E perante a denúncia de Duarte Grilo, surgiram, de imediato, mais vozes a reclamar pagamento por parte da produtora Original Features:

“Maria Fernandes Tambem sou lesada deste filme, incrivel.”

Luís Sérgio Estou na mesma situação com esse senhor! É uma vergonha. Força Duarte “

Leonor Bettencourt Loureiro CHEGA! Além de todas as atrocidades que fizeram as equipas passar…
Original Features, o filme já saiu de sala. Quando vão entrar em contacto connosco para fazerem os pagamentos devidos? “

Fábio M B Guerreiro Infelizmente nunca fui pago até agora, e nem interesse algum houve pela produtora Original Features para que tal acontecesse! “

Joao Andrade Na altura despedi-me e fui trabalhar com a Original Features para este filme, e fi-lo precisamente por amor ao cinema. Não estou arrependido porque foi uma maneira de conhecer pessoas espetaculares e trabalhar num ambiente de entreajuda constante. Da Original Features o que restou foi isto mesmo. Agora se decidirmos fazer alguma coisa já sabem que podem contar comigo! Abraço Duarte Grilo! “

Joana d’Art Podes acrescentar-me à lista”

Em declarações à revista TV7 Dias, Duarte Grilo conta que não assinou contrato com a produtora do filme: “Eu não assinei os contratos porque percebi que não correspondia ao que me foi dito. O que me foi dito era que existia um contrato de distribuição com a NOS e que, quando o filme estivesse pronto e editado, íamos receber o nosso dinheiro”

Duarte Grilo conta ainda que passados 15 dias do filme estar pronto a ir para as salas dos cinemas, Marcos Badalo ( da produtora Original Features) mudou a versão da história “Já não se sabia bem, porque o contrato da NOS afinal não era para a edição. Toda a gente acabou o filme na premissa do ver o que é que ia dar. Deu em dois anos de espera sem qualquer palavra da produtora”, conta

De seguida, a reportagem da TV7 Dias:

” Questionado sobre se todos os elementos do elenco e da produção foram tratados de igual forma, Duarte Grilo afirma ter conhecimento de atores e técnicos que foram pagos. «Houve muitas pessoas que foram começando o projeto e, ao perceberem no que estavam metidos, foram-se descartando. Houve pessoas que me disseram ‘Duarte, eu recebi’. Foi isso que me motivou a falar sobre esta situação», explica.

A TV 7 Dias questionou diretamente Duarte Grilo sobre se tinha conhecimento se os protagonistas, Rita Pereira e Pedro Teixeira, foram pagos. «O que me foi dito pelo Marcos é que havia alguns atores com um contrato diferente que lhes dava prioridade a receber. Se é verdade ou não, não sei. O que sei é que alguns técnicos foram pagos para fazer o trabalho», relata, acusando Marcos e André Badalo de serem «pessoas inexperientes que se fiam que as coisas são fáceis». 

Com milhares de euros de prejuízo e cinco semanas de trabalho perdido, o assistente de realização não está a ponderar avançar com uma acção judicial. E lamenta: «Já perdi qualquer esperança de ver dali algum dinheiro. Não vou sequer entrar por aí», afirma.

A versão do produtor: «Investimos o que tínhamos e o que não tínhamos»

A versão de Marcos Badalo, dono da Original Films e pai de André, realizador do filme, é ligeiramente diferente da de Duarte Grilo. O produtor acusa o assistente de realização de «má fé» e explica os termos apresentados à equipa de atores e produção.

«Toda a gente sabia as condições contratuais em relação ao pagamento dos honorários, que ficariam dependente da receita do filme. Não é o primeiro filme em Portugal que se faz assim. As produtoras independentes inicialmente fazem a proposta e as pessoas aceitam ou não», começa por explicar.

Trocado por miúdos, e de acordo com Marcos Badalo, atores e equipa técnica aceitaram trabalhar a troco de alimentação, deslocações e despesas correntes. Qualquer pagamento extra adviria das receitas de bilheteira. Que, pouco mais de um mês depois da estreia, se revelaram um fracasso, com apenas 6000 espectadores.

«O filme ficou muito aquém das expectativas, teve uma fraca bilheteira. No entanto, isso não invalida nada do cumprimento do contrato», afiança Marcos Badalo, garantindo que «a produtora vai continuar vender o filme para conseguir dividendos de forma a conseguir ir pagando a toda a gente, desde o realizador ate ao condutor».

O responsável da Original Films explica ainda que este tipo de condições são comuns e que toda a gente que participou em Portugal Não Está à Venda as aceitou. «Não há nenhuma razão para neste momento levantar-se esta mentira. Mais ninguém levantou essa questão e contratualmente era uma alínea do contrato em que toda a gente tinha conhecimento disso».

Tal como fizemos com Duarte Grilo, questionámos Marcos Badalo com a dúvida óbvia: porque é que dois atores como Rita Pereira e Pedro Teixeira aceitariam fazer um filme sem quaisquer contrapartidas financeiras?

«Há muitos atores que querem fazer cinema porque fazem muita telenovela e é uma forma de ter reconhecimento o seu trabalho. Todos os atores tiveram conhecimento da natureza financeira disto e participaram. O cinema em Portugal é assim. Os atores correram esse risco», explica o produtor.

A versão dos atores: «já sabia que o dinheiro seria uma coisa secundária»

Depois das versões contraditórias de Duarte Grilo e Marcos Badalo, quisemos saber o que os atores tinham a dizer. Contactados através da sua agência, Rita Pereira e Pedro Teixeira remeteram-se ao silêncio sobre esta situação.

No entanto, André Nunes explicou sucintamente os pormenores. O ator começa por ressalvar que «cada um sabe da sua combinação» e que este tipo de acordos são comuns quando os filmes não têm apoios, como foi o caso de Portugal Não Está à Venda.

«Eu já sabia à partida que o dinheiro seria uma coisa secundária. Foi uma situação acordada de início. No meu caso, já tinha esclarecido que pagavam despesas, estadia, mas em relação ao cachê iria depender das bilheteiras», recorda André Nunes que faz questão de frisar que não houve qualquer intenção de má vontade por parte da produtora. 

IN TV7 Dias

Anúncios

0 comments on “Bronca: actores dizem que produtora não lhe pagou! Ana Bola já reagiu!

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s