“Ele Há Coisas” – o espaço de opinião

vip-pt-36580-noticia-o-programa-da-cristina-arrasa-concorrencia-cristina-ferreira-faz-historia-na

“Ele Há Coisas” – O Espaço de Opinião

»»» EM FOCO:

  • Cristina Ferreira
  • SIC
  • Manuel Luís Goucha
  • Maria Cerqueira Gomes
  • TVI

INÍCIO DE OPINIÃO »»»

A SIC já está a depender da Cristina Ferreira … como a TVI estava.

Os resultados já começaram a surgir, são bons, muito bons e o grupo Imprensa vê as acções subirem a pico e já começa a facturar.

É o início do monopólio de Cristina Ferreira sobre a estação de Pinto Balsemão que, a continuar assim, com os portugueses a darem-lhe chorudas audiências, rapidamente se tornará o centro das atenções do próprio canal, relegando (quase) todas as outras estrelas de Carnaxide para segundo plano e, quem sabe, para a prateleira da SIC.

A  contratação da SIC foi milionária para a apresentadora e os portugueses vão, quase de certeza, ajudar Cristina Ferreira a alcançar os objectivos na SIC, ou seja, o mesmo é dizer que ajudarão a Saloia da Malveira a facturar 1 milhão de euros por ano, referente ao seu  ordenado. Os que tanto criticaram este valor, são os que agora, na maior parte, assistem ao seu programa em tempo real ou em diferido.

Se no primeiro dia de Cristina Ferreira na SIC era espectável uma grande audiência, já no segundo não se imaginaria que ainda tivesse mais audiência do que no dia de estreia. Esperava-se uma boa audiência no segundo dia, sim mas, nunca superior à estreia. E aqui está uma das grandes surpresas até agora

Manuel Luís Goucha pensava que eram favas contadas e que a sua liderança era inabalável mas, pela boca morre o peixe. Estamos na segunda semana de confronto e o “Você na TV” continua a perder ( por muito ) para o programa da Cristina Ferreira.

Depois da entrevista a Mário Machado a SIC levou vantagem e aproveitou-se da polémica em torno da TVI para marcar mais pontos. Aliás, o programa das manhãs da TVI tem ajudado as manhãs da SIC a serem líderes. O desnorte paira em Manuel Luís Goucha, paira em toda a equipa do “Você na TV”, paira na direcção de programas da TVI que, ao deixar sair tanta gente de uma só vez de um programa mostrou duas coisas: que pensava que a sua liderança não iria ser ameaça  e que não vale  a pena tentar manter que estava no programa porque outros virão. Errado!

O público olhou para todas as saídas do “Você na TV” como algo mau. Ou seja, a maioria do público terá pensado que “se estão todos a ir atrás da Cristina, é porque algo não vai bem na TVI e é ela que que fazia acontecer em Queluz de Baixo”, logo, será a nova escolha dos telespectadores que assiste TV durante a manhã. E, para já, muitos abandonaram o programa do Goucha, alguns abandonaram a Praça da Alegria e até houve outros espectadores que trocaram os canais da TV por cabo pelo “Programa da Cristina” na SIC.

Da Maria Cerqueira Gomes nunca se esperava que fosse a salvadora da pátria. O seu tom de voz faz lembrar, pelo menos a mim faz, a voz da Saloia da Malveira. Segue segura, a tentar ganhar mais visibilidade e carinho do público mas a tarefa não é fácil quando se entra numa nova batalha que antes estava ganha. Maria tem que garantir um lugar ao sol na TVI antes que seja tarde demais, pois poderá ter um prazo muito curto na estação de Queluz de Baixo e arrepender-se de ter saído do Porto Canal onde estava de pedra e cal.

Os tempos são outros, as manhãs dos dias úteis na televisão portuguesa sofreram um forte abanão e, para já, só a SIC ganha com isso, ou não fosse ela a responsável pela grande abanão.

A SIC colhe, precisamente, aquilo que semeou e como se costuma dizer, quem semeia bem, colhe bem.

A TVI precisa endireitar-se sem dar nas vistas do seu desespero e em relação a isso, Goucha não tem sido discreto, nem tem ajudado o canal que lhe paga 60 mil euros por mês. O público não perdoa os ataques cerrados de Manuel Luís Goucha a Cristina Ferreira. Já a apresentadora da SIC preferiu manter o nível e, mesmo tendo vontade de responder ao ex-colega, preferiu não lavar roupa suja nas TV , nem nas redes sociais. Estratégia inteligente da Saloia da Malveira.

 

»»»FIM DE OPINIÃO

O comentário de João D´Oliveira – cronista freelancer de tv

“Telejornal” esmaga “Jornal da Noite” e “Jornal das 8”

Ckl-kxZXEAAkpnr.jpg

Audiências das 20h00

Habitualmente afastado dos primeiros lugares do top dos programas mais vistos em Portugal, o “Telejornal” da RTP1 foi ontem o noticiário das 20 horas mais visto no nosso país.

TOP 3 – Horário das 20h00

1 – Telejornal, RTP1: 10,2% de rating e 20,0% de share

2 – Jornal das 8, TVI: 9,6% de rating e 18,8% de share

3 –  Jornal da Noite, SIC: 9,4% de rating e 18,1% de share

 

NOTA: os dados aqui apresentados são da responsabilidade da CAEM/Gfk

Caso “Carlos Daniel”provoca guerra na RTP

c95972ac0b30906142541da1078dede4_N.jpg

Guerra aberta na RTP

A situação de Carlos Daniel na RTP, até há pouco tempo mantida em segredo, está a geral mal-estar na estação pública.

Segundo avança o jornal Correio da Manhã, a Comissão de Trabalhadores da RTP enviou no passado dia 14 de janeiro uma carta aberta ao Conselho de Administração da RTP liderado por Gonçalo Reis, com conhecimento do Conselho Geral Independente e ao Ministério da Cultura com o objectivo de que a administração do canal público “clarifique os contornos da parceria estabelecida com a Federação Portuguesa de Futebol” que envolve o jornalista Carlos Daniel que saiu da RTP com uma licença sem vencimento para ir ser Director- Geral de Conteúdos no Canal 11.

A Comissão de Trabalhadores da RTP quer ainda ter “acesso aos pedidos e processos de licença sem vencimento de trabalhadores deferidos e indeferidos dos últimos quatro anos, bem como a sua motivação”, bem como “acesso ao protocolo, memorando ou contrato, bem como documentação similar, que estabeleça a colaboração entre a RTP e a FPF e na sequência de notícias acerca da situação profissional do trabalhador Carlos Daniel de Bessa Ferreira Alves enquanto trabalhador da RTP e, simultaneamente, director de um canal “.

Ainda segundo o jornal Correio da Manhã, os trabalhadores da estação pública descobriram ter existido um acordo secreto entre a equipa liderada por Gonçalo Reis e o jornalista Carlos Daniel: “Só o Conselho de Administração e a directora de Recursos Humanos sabiam do acordo feito com o Carlos Daniel para pedir uma licença sem vencimento. O gabinete jurídico não foi tido nem achado”, garante fonte ao CM

Em setembro do ano passado, Carlos Daniel confirmava a sua saída da RTP, como sendo total: “Decidi aceitar um desafio que me entusiasma e que será algo verdadeiramente novo no panorama dos conteúdos de desporto em Portugal. Não trocaria a RTP por um projecto que não fosse ganhador e que não tivesse como principal objectivo chegar aos portugueses (…) Há momentos em que temos de trocar alguma acomodação pelo risco de fazermos algo novo”

No programa “Alta Definição” da SIC, Carlos Daniel garantia estar a ser duro e difícil a sua saída da RTP “está ser duro ainda. São 27 anos”, disse a Daniel Oliveira confirmando, mais uma vez, que a sua saída era total

TV Globo castiga actriz Carolina Ferraz e coloca-a na prateleira.

1carolinaferraz.jpg

Actriz castigada

O canal brasileiro voltou a recorrer ao castigo e à prateleira onde coloca quem a incomoda

Em 2017,a actriz decidiu levar a TV Globo a tribunal porque não recebia o décimo-terceiro mês, nem descontava para a reforma. A TV Globo não gostou de ser processada e retirou a actriz de todos os projectos onde estava a colaborar.

Desde então e, até hoje, Carolina Ferraz está na prateleira da TV Globo.

A actriz está há 27 anos no canal brasileiro mas a vingança sobre a actriz parece ainda não ter terminado por parte do canal que, actualmente, re-exibe a telenovela “Belíssima” mas e que decidiu reeditar e cortar cenas onde a actriz aparece.

 

Audiências das 19h00: O Preço Certo vence SIC e TVI pelo segundo dia consecutivo

36291403_973611062811226_6666757999035416576_o.jpg

O Preço Certo

O programa apresentado por Fernando Mendes vence há 2 dias

O horário das 19 horas continua ao rubro mas tem sido a RTP1 que tem levado a medalha de ouro. “O Preço Certo” vence, há dois dias consecutivos, o programa da SIC “O Carro do Amor” e o programa da TVI “First Dates – O Primeiro Encontro”.

TOP 3 – Audiências das 19h00

1 – O Preço Certo, RTP1: 9,6% de rating e 21,7% de share

2 – First Dates – O Primeiro Encontro, TVI: 8,4% de rating e 18,9% de share

3 – O  Carro do Amor, SIC: 7,7% de rating e 17,3% de share

 

NOTA: os dados aqui apresentados são da responsabilidade da CAEM/Gfk

“Praça da Alegria” vence, por minutos, “Você na TV”

naom_5b2fab501cf86.jpg

Audiências da Manhã

Soaram as sirenes nas manhãs da TVI

A “Praça da Alegria” venceu ontem, por alguns minutos, o programa da TVI, “Você na TV”.

Tudo aconteceu no arranque do programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes. A TVI iniciou o “Você na TV” atrás do formato apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel.

Entre as 10h10 e as 10h20 a Praça da Alegria da RTP1 registava 12,8% de share, enquanto o Você na TV da TVI registava 12,2% de share.

Depois de ter perdido por algum tempo para a RTP1, o matutino da estação de Queluz registou a sua pior audiência e voltou a perder para o programa de Cristina Ferreira na SIC.

TOP 3 – Horário da Manhã

1 – Programa da Cristina, SIC: 5,4% de rating e 37,5% de share

2 – Você na TV, TVI: 2,5% de rating e 16,9% de share

3 – Praça da Alegria, RTP1: 1,5% de rating e 10,5% de share

 

NOTA: os dados aqui apresentados são da responsabilidade da CAEM/Gfk

 

Sónia-Araújo-e-José-Fragoso.jpg

A-Praça-da-Alegria-II.jpg

 

Última Hora: TV Globo despediu o actor José Mayer

jose-mayer.jpg

José Mayer

O actor estava há 35 anos na TV Globo

“Depois de mais de 35 anos de uma trajectória iniciada na novela ‘Guerra dos Sexos’, em 1983, com participação em mais de 40 obras, entre novelas, séries, minisséries e especiais, a Globo e o actor José Mayer informam o fim da parceria, de comum acordo, no final de 2018”, informou a TV Globo em Comunicado à imprensa

Depois de ter sido acusado de assédio, a TV Globo colocou o actor na prateleira. Agora, com o contrato de exclusividade a terminar este ano, o canal brasileiro decidiu despedir , esta terça-feira, o veterano actor que mantinha um vínculo de 35 anos com esta emissora.

A figurinista que o acusou, Su Tonani, acabou por retirar a queixa contra José Mayer.

A somar ainda a esta decisão da TV Globo, o actor luta contra doença rara, pouco conhecida no Brasil, chamada Granulomatose de Wegener, uma doença auto-imune, que pode causar sérios danos à saúde se não tratada.

 

Cristina Esteves sofre acidente na RTP e partiu o ombro

850_400_102209-rtp-a-ferro-e-fogo-com-afastamento-de-cristina-esteves-do-telejornal_1538407428.jpg

Cristina Esteves

Jornalista da RTP caiu e fracturou o ombro

A vida parece não correr bem a Cristina Esteves. Depois de ter sido afastada da apresentação do “Telejornal” por Paulo Dentinho em setembro de 2018, a jornalista está de baixa médica depois de ter tropeçado nos cabos de uma câmara fracturando o ombro  e fazendo uma rotura no joelho.

A jornalista tinha partido um pé há pouco tempo e tinha fracturado o outro há pouco tempo.