Artigo de Opinião: “Fragoso já arruma a RTP, mas ainda vai ter de suar muito”

img_920x518$2012_12_19_16_55_00_748117.jpg

Artigo de Opinião

“Fragoso já arruma a RTP”

José Fragoso chegou há pouco tempo à RTP e, passado 6 meses já se começa a ver o seu dedo na estação pública que foi deixada quase morta pela a anterior direcção, liderada por Nuno Artur Silva (Administrador de Conteúdos) e Daniel Deusdado (Director de Programas) com a cumplicidade de Gonçalo Reis. Não é à toa que as audiências já começaram a subir.

Fragoso tem muito, mas muito mesmo para fazer. Encontrou uma RTP sem dinheiro, dinheiro esse estoirado pela a anterior equipa, em séries sem interesse público e que foram autênticos flops de audiência e que custaram milhões aos bolsos dos contribuintes portugueses.

Mas vamos a factos:

Fragoso renovou o programa da manhã – Praça da Alegria – , devolvendo-o ao seu horário de sempre, das 10h00 às 13h00. A audiência melhorou. Se bem que as manhãs do Canal 1 já precisavam de um novo programa, de um novo formato. O Agora Nós fazia melhor, a todos os níveis, quando estava no horário das manhãs.

Depois, prepara-se para renovar o “Agora Nós” que tem actualmente, na minha opinião, a melhor dupla de apresentadores da televisão portuguesa. Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos são bastantes queridos do público português que, por diversas vezes, já demonstraram o quanto querem ver esta dupla junta. Falta a magia da Coral Europa para que o programa ganhe vida.

Trouxe de volta o Circo de Natal da RTP. Uma prenda para os telespectadores da estação pública que há cerca de 3 anos reclamaram o fim do circo da RTP na época natalícia.

Acabou com o Donos Disto Tudo, um dos programas mais caros da RTP, que a anterior direcção deixou de herança. Por ser uma televisão pública não quer dizer que possa produzir programas que custam milhões, para depois não ter público.

Já dizia Emídio Rangel “Serviço Público sem público não faz sentido”. É, de facto, uma afirmação inteligente, de quem percebe de televisão. E José Fragoso foi um dos braços direitos de Emídio Rangel, logo, sabe e percebe de televisão. Aprendeu com o mestre Rangel. Saberá devolver a RTP aos portugueses, coisa que o Emídio Rangel conseguiu fazer enquanto foi Director Geral do canal público. “A RTP faz parte da sua vida”, um slogan que colocou os portugueses a fazer as pazes com a RTP. Obra do génio Rangel.

Se Fragoso seguir o bom exemplo de Emídio Rangel, de certo a RTP voltará a entrar , de novo, nas casas dos portugueses… assim se espera… assim esperam os portugueses.

Nuno Artur Silva e Daniel Deusdado ficarão na história da RTP pelas piores razões: deixaram a estação pública com as audiências mais baixas de sempre. Não fizeram tudo mal, mas fizeram mais mal do que bem … repetiram erros … Inaceitável num canal pago por todos os portugueses. Se José Fragoso conseguir tirar a RTP do fundo do poço os portugueses irão reconhecer-lhe o mérito e agradecer-lhe por fazer um canal para todos os portugueses.

O actual Director de Programas da RTP terá ainda que exibir programas gravados que lhe foram deixados de herança pela antiga direcção, o que fará atrasar , um pouco, a sua estratégia para a estação pública. Mas nada que não consiga resolver.

José Fragoso já arruma a casa, a RTP, mas ainda tem muito que suar até erguer o canal público.

É fácil destruir uma empresa, o difícil mesmo é reergue-la … e é essa a tarefa que só os melhores conseguem alcançar e Fragoso é capaz, assim Gonçalo Reis o deixe trabalhar em prol de uma RTP mais próxima dos portugueses.

Hugo Andrade, quando foi afastado do cargo de Director de Programas, para dar lugar a Daniel Deusdado e a Nuno Artur Silva, deixou uma RTP forte no mercado,  forte junto dos portugueses e competitiva nas audiências. É isto que se espera de José Fragoso, que poderia chamar Hugo Andrade para a sua direcção de programas. Não era mal pensado mas, Gonçalo Reis ainda reina na Presidência…

Por:

Eduardo Rey Monteiro

(Cronista Freelancer de artigos sobre TV)

 

 

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    História muito bonita, de facto. Falta apenas um bocadinho de noção, mas boa história.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s