Jorge Wemans: Provedor do Telespectador critica RTP3

img_818x455$2014_05_13_21_36_00_177185.jpg

Jorge Wemans critica RTP3

O Provedor do Telespectador não poupou críticas ao canal de notícias da estação pública.

Em causa está cobertura do incêndio na Serra de Sintra, por parte da Direcção de Informação da RTP, na altura do acontecimento, ainda sob a alçada de Paulo Dentinho, sendo o responsável da RTP3, o jornalista João Fernando Ramos que respondeu às perguntas feitas pelo programa Voz do Cidadão e comentou a situação dessa madrugada na estação pública:

índice.jpg

“A RTP tem um plano de contigência para reagir a qualquer situação, a qualquer hora e, é isso mesmo, um plano de contigência. A emissão que nós colocamos no ar numa emergência nunca é igual à emissão de uma situação normal.” – começa por dizer o responsável da RTP3, João Fernando Ramos

A voz-off do programa VOZ DO CIDADÃO faz o retrato daquilo que se passou na emissão da RTP3: “À 01h38 da madrugada, a jornalista Lavínia Leal entra em directo, na emissão a partir do incêndio de Sintra, sem que qualquer pivot, em estúdio, lhe desse entrada e fica sozinha a fazer os directos uma hora e onze minutos. Às 02h47, junta-se a jornalista Ana Luísa Rodrigues, noutro ponto de reportagem. Estas duas jornalistas ficam, sozinhas, a conduzir a emissão desde as 02h47 até às 04h18. A essa hora aparece uma terceira repórter, Francisca Fortuna. Esta emissão terminou às 05h55. Só às 08h00 da manhã, com o início do Bom Dia Portugal, houve um apresentador a conduzir a emissão.”

João Fernando Ramos conclui: “Nós podíamos ter um pivot de estúdio, senão tivéssemos o repórter no local. Não adiantaria rigorosamente nada. E essa é a prioridade. Onde está a notícia? Está na serra de Sintra. Onde é que temos de ter as equipas de reportagem? Na serra de Sintra. Essa foi a prioridade. O estúdio foi activado logo de manhã, fosse possível fazer o resto do enquadramento. A nossa prioridade foi reagir, e levar as imagens e a informação em directo aos portugueses, durante toda aquela noite. E foi isso que foi feito, em continuo, pela a RTP, depois de uma curta pausa de cerca de meia hora, para organizar meios e para preparar qualquer emissão (…) Podia ser melhor? Certamente podia! Pode ser sempre melhor e é muito bom nós termos a ambição de fazermos melhor”

Hoje, durante o seu programa e, perante este caso, o Provedor da RTP reagiu assim, criticando a RTP3:

bfgbgngn

“A cobertura do incêndio na serra de Sintra começou mal para a RTP3. A notícia foi dada uma hora depois de outras estações televisivas o terem feito. Apesar disso, a jornalista no local teve ,apenas, direito a uma intervenção de  dois minutos, para desaparecer durante na meia hora seguinte, em que o canal escolheu emitir um programa já gravado.

Regressada ao ecrã à 01h35, a jornalista teve por excesso aquilo o que antes tinha tido por defeito. Mais de uma hora sozinha, em directo, tentando, desesperadamente, reportar algo mais para além daquilo que via. O que é óbvio, e por mais esforçada que fosse, não conseguiria.

O que tinha começado mal, não se indireitou. Não estava ninguém na RTP para tratar o caudal informativo que o incêndio já provocava. Reacções dos responsáveis da Protecção Civil e dos Bombeiros, entrevistas a Presidentes das Câmaras da região e a especialistas vários, testemunhos de moradores, etc, etc. Tudo informações que a repórter no local não conseguia tratar ao mesmo tempo que relatava aquilo que via.

Estar perto do acontecimento, permite ver a árvore, mas pode impedir a visão da floresta. A ideia de que, a melhor informação televisiva é a que está mais próxima do acontecimento, é redutora. E, como este caso mostrou, pode mesmo ser errada.

Acontecimentos de grande impacto, obrigam a complementar a reportagem no local, com informação, que sobre ele, só um jornalista na redacção consegue obter” – disse o Provedor da RTP

Pode ver, através da RTP Play, o episódio de hoje, do programa A Voz do Cidadão, através do seguinte link:

https://www.rtp.pt/play/p3305/e372642/voz-do-cidadao

 

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s