Betty Faria: actriz sofre de doença incurável

betty-faria-1016-1400x800.jpg

Betty Faria tem doença incurável

A actriz brasileira falou sobre a doença que a atormenta.

Acometimento autoimune, considerado uma “sacanagem” pela actriz, é a artrite reumatoide, doença que causa, a longo prazo, limitação da movimentação.

Betty Faria tem artrite reumatoide

Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, a actriz contou sobre sua convivência com a doença:

“O budismo tem uma coisa assim: dos quatro sofrimentos da vida ninguém escapa. Nascimento, doença, velhice e morte. Então, eu tenho uma doença que não tem cura, que é artrite reumatoide, autoimune. Mas que sacanagem o corpo fez. Se é autoimune, o corpo fez. Se o corpo fez, como é que não desfaz? Ainda não descobriram”.

O carácter autoimune da artrite está vinculado à acção de anticorpos, células de defesa do próprio corpo, que atacam determinados tecidos por entenderem, erroneamente, que eles não fazem parte do organismo. A doença, de facto, não tem cura, mas pode ser controlada e ter sua evolução retardada com o uso de medicamentos e fisioterapia.

Como é conviver com a doença

Dor e limitação

A primeira manifestação da doença é a inflamação das articulações, principalmente da membrana sinovial, uma espécie de capa que encobre a articulação. Os primeiros sintomas são dor, inchaço, inflamação e rigidez das articulações.

As articulações mais acometidas são as mãos, os pés e os punhos, mas outras junções ósseas, como joelho, ombro e quadril, também podem ser acometidas.

Com a progressão da doença, as complicações mais comuns são as deformidades, desgaste articular e perda funcional, o que impacta grandemente na realização de actividades rotineiras e profissionais. A artrite reumatoide afeta em maior parte as mulheres com idade entre 30 e 50 anos, justamente a faixa etária mais produtiva.

IN, VIX

artrite-reumatoide-1016-1400x800.jpg

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s