Manuela Bravo arrasa RTP

34105913_10215410347353284_1374240318966202368_n.jpg

Foto: facebook de Manuela Bravo

Cantora critica RTP

A cantora Manuela Bravo, que participou no Festival RTP da Canção, partilhou a seguinte mensagem/denúncia em torno da cantora DINA, que foi colocada na página de fãs da cantora do eterno tema “Amor de Água Fresca”:

!Cantora E Compositora Dina – Fãs/FanClub

Relativo ao bloqueio do vídeo ‘Celebração Aqui, Agora e Sempre’

Informo que coloquei no descritivo do vídeo no Youtube a informação de que não há fins mercantilistas da minha parte, o que é prática comum no meio. A única publicidade que há é por incentivo da empresa Youtube, e é esta o único receptor de possíveis dividendos.

Compreenderia esta acção da parte da RTP e UMG (Universal Music Group) caso o seu comportamento tivesse sido exemplar, o que não o foi de todo.

Muito há para falar sobre esse comportamento deles que prejudicou a carreira de Dina. Não compreendo como o próprio artista não tem qualquer direito sobre sí próprio, quando há milhares de vídeos no Youtube com conteúdos de televisões e editoras. Inclusive há artistas portugueses que contêm dezenas de vídeos das suas actuações televisivas. Penso que num País minimamente civilizado é isto que deveria de acontecer. Os artistas não podem ter um espaço onde partilham memórias com os seus fãs? Os artistas enchem tempo de antena nas televisões gratuitamente. Recordo que a Dina, depois do aparatoso acidente, esteve hospitalizada durante meses (onde chegou a compor os três temas da telenovela Sonhos Traídos) e esteve durante mais uns quantos meses em casa em repouso absoluto. Findo esse tempo, para promover o seu mais recente trabalho (Guardado em MIm-2002), teve de estar durante uma semana (cinco dias), no programa Praça da Alegria, onde cantou dois temas por dia (dez no total) e até chegou a cozinhar uma sua especialidade culinária. Durante cinco dias, Dina fez a viagem ida e volta Lisboa-Vila Nova de Gaia (Porto), por sua conta. A RTP não teve o mínimo de humanidade para com uma convalescente. Já nem se fala do mau comportamento que a RTP teve com a Dina durante o Eurofestival 1992, na Suécia!

As editoras discográficas prometeram editar trabalhos de originais de Dina, mas a palavra para eles não tem qualquer valor. É sabido o que está por detrás da palavra não honrada.

A RTP e a UMG servem-se da paternidade dos direitos de autor. Respeito e abdico do vídeo que coloquei,para o qual disponibilizei trabalho, tempo e dedicação, mesmo sem compreender as verdadeiras razões. Mas, tendo em conta o tratamento diferenciado de artistas (uns são filhos e outros são enteados) – é isto o que mais choca e escandaliza!, – agora são os fãs que utilizam uma ‘palavra cara’: A RTP e a UMG estão a cometer crime de ódio! Apesar da Dina ter 1m50 de altura, ser uma pessoa toda coração e bastante altruísta, faz muita sombra. A Dina não faz parte do “mundo patético onde as pessoas são egoistas e o dinheiro é rei” (versão inglesa de Amor d’Água Fresca). Qualquer coisinha que a Dina faça serve de desculpa para a odiar. Em resumo, os Direitos de Autor são da RTP e UMG, assim como estes são os autores de Crime de Ódio para com a Dina.

Mesmo assim, hoje é um grande dia de Festa e Celebração e não são estas nuvens negras que o hão-de estragar: PARABÉNS DINA!!

#crimesdeódio”

  • Pode-se ler na página de clube de fãs da cantora Dina.

Perante esta denúncia, onde a RTP e a Editora Universal fazem caça aos vídeos colocados no YouTube sem permissão de ambas as parte, Manuela Bravo reagiu assim:

manuelabravortp.png

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s