EBU diz que a Eurovisão da RTP foi a melhor de sempre

Eurovision-2018.jpg

ALL ABOARD

“A RTP foi distinguida pela EBU pela circunstância de ter garantido a melhor organização de sempre na produção do EUROVISION SONG CONTEST.” – anunciou a estação pública num Comunicado

 

 

“O Festival Eurovisão da Canção é o maior espetáculo musical do mundo e esta edição de 2018 foi vista por 186 milhões de telespetadores em 42 países*

A Grande Final do Festival Eurovisão da Canção de 2018 atingiu 35.8% de share, o mesmo valor da edição de 2017, o que representa o dobro do valor médio do horário nobre (15.3%sh).

Israel, o país vencedor desta edição de 2018, alcançou o maior nível de audiências desde 2005, o que se traduziu em 50.9% de quota de mercado.

Chipre foi outro grande vencedor de audiências, conquistando o seu melhor resultado desde 2003. A emissão televisiva do Festival Eurovisão da Canção obteve 77.4% de share.

A televisão pública da Alemanha (ARD) registou o maior número de telespetadores pelo 8º ano consecutivo (7.7 milhões). Na BBC 1 os valores subiram 5% face a 2017, contabilizando 7 milhões de espectadores.

A LA1, o canal generalista da televisão pública espanhola, apresentou o maior aumento no número de telespetadores, quase duplicando o valor de 2017. 42.2% de share, o que se traduz em 6.4 milhões de telespetadores, deu a Espanha o terceiro lugar do mercado televisivo global. Nesta edição do Festival Eurovisão da Canção, a RTVE conquistou a maior audiência desde 2008.

Portugal foi o país anfitrião desta edição e obteve na Grande Final um acréscimo de 10% de audiência face a 2017. 1.5 milhões de telespetadores (36.4% de sh), o melhor resultado desde 2008.

A Islândia alcançou, uma vez mais, a maior quota de mercado (95,3%), apesar de não ter chegado à final pelo quarto ano consecutivo.

O Festival Eurovisão da Canção mantém a capacidade de agregar público jovem:

· Em média, 43.1% dos jovens na faixa etária entre os 15 e os 24 anos assistem a este grande evento musical nos 42 mercados analisados. Este valor é quatro vezes superior à média (10.6%share) deste target nos operadores de serviço público da Europa.

· Também a audiência junto do público infantil (4-15 anos) é sensivelmente quatro vezes superior à média (35.1% sh vs 8.3%sh).

· O mesmo acontece junto dos jovens adultos (25 e os 34 anos) 35.4%sh vs 9.5%sh.

Nesta edição registaram-se 6.6 milhões de live streaming em 198 territórios nos três espetáculos do Festival Eurovisão da Canção. O canal oficial do Youtube teve um acréscimo de 10% face ao ano anterior. 2.2 milhões assistiram à Grande Final no Youtube.

A Grande Final do 63º Festival Eurovisão da Canção foi também emitida por 13 canais de Rádio Europeus.

A RTP foi distinguida pela EBU pela circunstância de ter garantido a melhor organização de sempre na produção do EUROVISION SONG CONTEST.

*Fonte: Resultados produzidos pela EBU com base em Eurodata TV’s.” – IN, RTP

 

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s