Informação: jornalista da RTP comete gafe em reportagem emitida esta 4ª-feira

Gafe em reportagem da RTP

Foi nesta quarta-feira, no “Telejornal” da RTP1, que foi emitida uma reportagem na qual é cometida uma gafe.

No início da peça jornalística da estação pública, a jornalista Fátima Pinto atribuiu uma frase a Fernando Pessoa, a qual não pertence ao escritor português.

“E como escreveu Fernando Pessoa as pedras do caminho podem um dia servir para construir um castelo” – disse a jornalista da RTP numa alusão à seguinte frase: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.”

Mas esta frase não pertence a Fernando Pessoa, tal como esclareceu em 2006 o escritor e director  da Casa Fernando Pessoa, Francisco José Viegas: “O poema em questão não é de Fernando Pessoa, coisa que poderia ser garantida à primeira leitura (pelo tema, pela escrita, pela ortografia). No Brasil, tanto na web como em papel impresso, circulam vários «poemas apócrifos» assinados por Fernando Pessoa; muitas vezes, os seus autores pretendem garantir algum reconhecimento anónimo através da utilização do nome do poeta – são, geralmente, textos de má qualidade e que, infelizmente, se multiplicam todos os dias. Qualquer «leitor mediano» da obra de Pessoa ou dos seus heterónimos se dá conta da mistificação e da falsificação. Fernando Pessoa não diz semelhantes patetices”, esclareceu Francisco José Viegas

Pode ver a reportagem clicando no seguinte Link:

CLIC AQUI

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s