Albano Jerónimo desanca SIC

Albano Jerónimo

Actor irritado com a SIC

Albano Jerónimo foi convidado pela SIC  a estar presente no Jornal das 7 da passada sexta-feira, para dar uma entrevista sobre a polémica em torno dos apoios do estado à cultura mas, nem tudo correu como previsto e o actor revoltou-se nas redes sociais e não poupou críticas à SIC.

Leia agora o que escreveu o actor que tem contrato de exclusividade com a SIC:

“Aconteceu-me ontem, dia 6 de Abril de 2018, 19h.
Ontem, no maior ajuntamento da classe artística que há memória num pós 25 de Abril.
PARADIGMA DA IMPORTÂNCIA QUE OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO DÃO À CULTURA EM PORTUGAL.

“Mais do que um Ministério da Cultura, é preciso um governo de cultura.”

António Costa 2015 Convidaram-me, e esta seria a frase da minha abertura, para ir comentar a situação dos ar-tistas, da Cultura e da massiva manifestação por todo este Portugal. Iria falar do “novo” mo-delo de apoio às Artes, da precariedade da profissão, da urgência de um reforço orçamental para a cultura (1%), de que não existe um favor do estado (que fique claro) ao remunerar um Serviço Público à sociedade, e sobretudo que exista de facto uma política cultural séria, construtiva, criativa, perto dos artistas e que possa dar ao público a cultura que merece. Tudo isto, iria acontecer num telejornal de grande visibilidade ou audiência para o dito canal, ontem às 19h. Aceitei, claro.

Queria, e quero, dar a cara numa circunstância tão importante e delicada para todos nós, como tenho dado. Cheguei ao estúdio e fui aguardando pela minha vez de entrar em direto. Assisti a uma parafernália de temas importantes, e de menor importância, nacionais e inter-nacionais.

Aguardei, aguardei, até que me vieram dizer que afinal não havia tempo. Que afinal o tema futebol tinha ganho protagonismo e que segundo “ordens de cima” (eras tu, Deus? Ou seria um consciente director de programas? Ou um director de informação emocionado com o Bruno de Carvalho ou com audiências? Ou seria o pensamento de ir atrás dos outros canais nas audiências e ratings da vida televisiva?!!!), tinham esgotado o tempo do noticiário. Já não tinham tempo para a Cultura.

Já não tinham tempo para a Cultura, repito.
O Futebol ganhou à Cultura.

Reclamei, evidentemente. Retaliaram desculpando-se, de novo, com as ordens superiores.
Acontece que perdi a possibilidade de estar presente na manifestação e o direito de expor publicamente a minha revolta e indignação, com os meus colegas de trabalho e luta.

Esta situação é paradigmática no que respeita à importância que dão ao nosso trabalho e às nossas reivindicações – os ditos órgãos de comunicação social. Estes que deveriam dar voz, o exemplo da isenção, da crítica livre e plural, aos que querem e têm o direito de falar; para que nos oiçam.

A situação na Cultura em Portugal é grave, urge o reconhecimento do papel das artes e dos artistas na sociedade portuguesa.
Mesmo que nos queiram ignorar, não nos calaremos perante essa obscenidade.

Por fim, deixo aqui duas perguntas aos directores nestes nossos canais de televisão “inde-pendentes” ou não (até rimei), ou aos nossos jornalistas que vão atrás de tudo menos do que de facto interessa para a sociedade onde se inserem:

– É este o futuro que queremos desenhar, criar, inovar e/ou transformar para os nossos filhos?
Sim, sei que têm filhos e que os amam ou não, portanto é fácil, pensem neles.
– Onde está a vossa responsabilidade social, meus senhores?

Assim ficam todos iguais, um horizonte de mediocridade é o que se vê nesta fauna da infor-mação em Portugal.
Hashtag fuckaudiências (Quase que seria dispensável este “#”, bem sei. Mas, infelizmente, aqui reside o centro da pocilga da comunicação que se diz independente, livre e isenta).

Atrevam-se de facto a ser diferentes.
CULTURA ACIMA DE ZERO, meus senhores!
CULTURA 1%
JÁ!
Atentamente,
Albano Jerónimo”

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s