“Telejornal” da RTP1 faz hoje 58 anos

Telejornal

O principal noticiário da RTP1 faz hoje 58 anos de emissões contínuas.

Já foi líder de audiências, hoje é o menos visto e, pelo caminho, perdeu rostos importantes da informação em Portugal.

Entre 1960 e 1970, o “Telejornal” foi apresentado por Fialho Gouveia, Henrique Mendes, Fernando Balsinha, José Côrte-Real e Maria Elisa Domingues.

Em 1978 o “Telejornal” perdeu o nome e passou a chamar-se “Jornal RTP1” mas foi sol de pouca dura, uma vez que no ano seguinte, 1979, recuperou o nome original.

Nos anos 80 o principal bloco informativo da RTP1 teve como apresentadores jornalistas como José Eduardo Moniz, Dina Aguiar, Raúl Durão e Manuela Moura Guedes.

No ano de 1991, José Rodrigues dos Santos, Judite Sousa e Manuela Moura Guedes passam a ser os rostos do “Telejornal”. Manuela Moura Guedes ficou até 1994.

Em 1997, Judite Sousa abandona o Telejornal porque desentendeu-se com a produção do informativo da estação pública e foi parar ao Jornal da Tarde. Com a saída de Judite Sousa, foi José Rodrigues dos Santos que ficou ao leme do principal bloco informativo, juntamente com a jornalista Clara de Sousa que a RTP acabou por “roubar” à TVI. Por esta altura, e até 2002, também a jornalista Fátima Campos Ferreira era um dos rostos do Telejornal durante o fim-de-semana.

Em 2002, Emídio Rangel chega à RTP e faz uma autêntica revolução na informação do canal público. Consigo leva José Alberto Carvalho, Alberta Marques Fernandes e Júlia Pinheiro. A partir deste ano, são José Rodrigues dos Santos e José Alberto Carvalho os principais rostos do informativo durante a semana e Judite Sousa o rosto do Telejornal ao fim-de-semana.

Em 2008 ganha um novo pivot, João Adelino Faria que saiu da SIC Notícias.

Em 2011, o Telejornal perde Judite Sousa e José Alberto Carvalho que saem para a TVI. É aqui que surge Cristina Esteves como rosto de fim-de-semana-

Em casos pontuais, também foram pivots do Telejornal da RTP os seguintes jornalistas: Carlos Daniel, António Esteves e João Tomé de Carvalho.

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s