Última Hora: Festival RTP da Canção 2018

A notícia chega fresquinha e ainda antes do final do ano. Os compositores da próxima edição do Festival da Canção conheceram-se esta manhã nas instalações da RTP – serão 26 as canções a concurso. Sim, vinte e seis!

Como já sabemos, o Festival da Canção 2018 será constituído por duas semifinais a realizar a 18 e 25 de fevereiro no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, e por uma grande final que terá lugar no Multiusos de Guimarães a 4 de março.

O enorme entusiasmo com que as mais variadas figuras do mundo da música acolheram a proposta lançada pela RTP e a quantidade expressiva de candidaturas submetidas através do concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1, justificam que, das 20 canções originalmente pensadas para concorrer ao Festival da Canção 2018, 6 mais se tenham juntado ao lote, surgindo assim as 26 da autoria dos compositores que hoje são revelados.

Em cada uma das semifinais estarão a concurso 13 canções. Em cada uma serão apuradas 7, pelo que haverá 14 finalistas em Guimarães.

A seleção das canções:

Seguindo o mesmo modelo de trabalho usado na mais recente edição do Festival da Canção, a RTP lançou um convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita.

O vencedor do Festival da Canção 2017, Salvador Sobral, convidou um compositor nos mesmos termos dos que são lançados pela RTP.

Três lugares nas semifinais foram abertos a concurso. Um deles chega através do programa de rádio “Master Class”, da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados até ao dia 15 de setembro. O júri foi aqui constituído por Tozé Brito (presidente), Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo.

Os outros dois lugares resultam da submissão de canções originais e inéditas, num concurso aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que tenham residência em Portugal. Das 346 submissões recebidas o júri, constituído por António Macedo (presidente), Iolanda Ferreira, João Gobern, Marisa Liz e Miguel Guedes escolheram as propostas de dois compositores.

Tal como no Festival da Canção 2017 serão os compositores a definir a posteriori quais serão os intérpretes das suas respetivas canções.

O vencedor do Festival da Canção 2018 será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018.

São estes os 26 concorrentes ao Festival da Canção 2018:

Convidados pela RTP

· Aline Frazão

· Armando Teixeira

· Benjamim

· Bruno Cardoso

· Capicua

· Diogo Clemente

· Diogo Piçarra

· Francisco Rebelo

· Fernando Tordo

· Isaura

· João Afonso

· Jorge Palma

· José Cid

· JP Simões

· Júlio Resende

· Mallu Magalhães

· Miguel Ângelo

· Minta

· Nuno Rafael

· Paulo Flores

· Paulo Praça

· Tito Paris

 

Convidado por Salvador Sobral

· Janeiro

Escolha do programa “Master Class” da Antena 1

· Daniela Onis

Escolhas do concurso por submissão através da Antena 1

· Peter Serrado

· Rita Dias

IN, RTP

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s