Redacção de Jornalistas da RTP com ambiente de “cortar à faca”

O ambiente na redacção de jornalistas da estação pública está a ferro-e-fogo há vários meses.

Tudo terá começado quando Paulo Dentinho assumiu a Direcção de Informação da RTP e não tomou as devidas deligências para fazer um concurso interno para o lugar que deixou vago em Paris como correspondente da RTP em França. Passaram-se 2 anos e o lugar continua sem ser preenchido.

Seguiu-se o caso de António Esteves Martins , ex-correspondente da RTP em Bruxelas, que acabou por ser quase obrigado a sair da RTP depois de Paulo Dentinho não ter saído em sua defesa e de saber dos insultos que o colega Vitor Gonçalves lhe dirigiu nas costas.

A contratação de 3 rostos da SIC Notícias com privilégios contratuais: Ana Lourenço, Joana Garcia e António José Teixeira também não caíram bem no seio da redacção de jornalistas da RTP.

Seguiu-se a contratação de André Macedo, ex-jornalista do JN, e a subida de poder de Vítor Gonçalves na informação da estação pública.

O Conselho de Redacção da RTP já fez saber, em comunicado, que está contra estas contratações porque a RTP está proibida de contratar e, nestes casos, foram abertas excepções para contratar para os quadros da empresa e a peso de ouro. Isto acontece numa altura em que há falta de repórteres e meios para se poder fazer as reportagens nas devidas condições.” – começa por contar fonte próxima da RTP

JORNALISTAS/REPÓRTERES PRINCIPAIS PASSAM A SECUNDÁRIOS

A mesma fonte conta ao nosso site que Paulo Dentinho tem preferido colocar no ar repórteres com menos experiência para fazerem directos, em vez de chamar os veteranos para o terreno:

De repente vemos novas caras nos directos e reportagens, onde é visível a falta de experiência, numa casa que tem grandes jornalistas/repórteres como a Margarida Neves de Sousa, a Rita Marrafa de Carvalho, a Patrícia Lucas, a Magda Rocha, enfim… entre tantos outros veteranos e com provas dadas que faziam falta nas coberturas mais delicadas” – desabafa a mesma fonte à VOX POP TV.

A VOX POP TV sabe ainda, que as decisões de Paulo Dentinho não têm sido consensuais e que o próprio divide a redacção em duas partes, ou seja, os que estão do lado dele e os que não concordam com as suas decisões.

A Direcção de Informação da RTP, liderada por Paulo Dentinho, é a que mais directores tem e a que mais tem contratado.

A informação da estação pública vive dias complicados e, assim deverá continuar enquanto nada for feito para se alterar toda a instabilidade que se vive por lá.

“O ambiente está de cortar à faca. Há profissionais tristes, desiludidos, desmotivados com tudo o que tem estado a acontecer na área da informação. Nunca se viu nada assim. Há revolta, muita revolta.” – remata a mesma fonte ao nosso site.

Anúncios

One Comment Add yours

  1. João Gabriel diz:

    Não só jornalistas e repórteres foram passados para trás.
    Tambem profissionais de imagem e outros colaboradores foram passados para trás de forma incorreta e a outras simplesmente inventaram joguinhos para os afastar

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s