Honra em ser bombeiro | Texto Viral

phpThumb.php.jpg

“Existem homens e mulheres que vêm diariamente a sua imagem refletida nos olhos dos que em desespero chamam por ajuda. Existem homens e mulheres que não poupam sacrifícios no cumprimento do dever. Estes homens e mulheres poderiam ser chamados de heróis, mas eu prefiro chamá-los de Bombeiros. (…)

Para ostentar esta farda é preciso ter muito mais do que sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para colocar em risco a vida por pessoas que nunca viu. (…) Para ser bombeiro o corpo precisa de saber que não há diferença entre a madrugada fria ou o verão quente, e que entre a água e o fogo… todos se igualam ao som das sirenes. (…) É preciso saber que não vai ficar rico, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir para sempre e o sucesso são nuvens que se dissipam ao amanhecer.  É preciso ser totalmente abnegado, um apaixonado pelo que faz, pois mesmo diante dos piores momentos, dos muitos bombeiros que já conheci, nunca vi algum que tenha por um só minuto se arrependido da escolha que fez. (…)

Porque ser bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as próprias lágrimas. (…)

Seria injusto dizer que trabalhamos à troca de nada. Pois qualquer um de nós, bombeiros, sabemos apreciar as deleitosas recompensas: a felicidade de uma mãe que deu à luz, o entusiasmo com que um idoso nos conta a sua história e lição de vida, uma palavra, uma lágrima ou um abraço de agradecimento. Não somos super heróis porque não temos poderes mágicos, não somos anjos porque não temos asas, não somos inconscientes porque sabemos os riscos que corremos, somos homens e mulheres com muita força de vontade. (…)

Gostava que pudesses ver a tristeza de um homem, quando o trabalho da sua vida desaparece em chamas, ou uma família que regressa de viagem, e apenas encontra a sua casa e todos os seus bens destruídos. Gostava que pudesses saber, o que é procurar por crianças num quarto incendiado com as chamas por cima da tua cabeça, as palmas das mãos e os joelhos a queimarem enquanto rastejas, o chão a ranger com o teu peso enquanto a cozinha arde mesmo por baixo de ti. (…) Gostava que pudesses saber como é entrar em casa e olhar para a família, não tendo coragem para lhes dizer que quase não voltava para casa da ultima ocorrência. (…) Gostava que pudesses compreender quando temos uma criança a puxar-nos o braço e a perguntar se a mãe está bem, sem sequer conseguir olhar nos seus olhos, pois não podemos deixar cair uma lágrima. E o que é pior, é nem saberes o que responder… (…)

Olhem bem à vossa volta e imaginem o que seria do mundo sem os bombeiros.”


Excertos do texto de José Filipe, http://vidadebombeiro49.blogspot.pt

 

Recorde-se que dia 15 de setembro de 2013 a RTP homenageou todos os bombeiros, numa emissão especial dedicada a estes heróis.

Infelizmente, os fogos chegam todos os anos. O nosso OBRIGADO a todos os bombeiros, que não recebem todos os anos uma homenagem merecida como a de 2013, mas que todos os anos sem empenham tanto ou mais para lutarem contra as chamas numa corrida contra o tempo e, muitas vezes, contra a morte.

“Não há coragem triste. Há a resistência ao medo. Há a bravura que vem do sangue, e a coragem do pensamento. Ir mais longe. Sem temor. Com a eloquência do caráter. A medição da força à dimensão do obstáculo. Com bravura, numa luta desigual contra o poder do fogo, numa luta da memória contra o esquecimento.

Estes são os valores sobre os quais se celebra a dedicação, o esforço, a coragem daqueles que sem esperar nada em troca oferecem o seu apoio e o seu tempo para o bem do próximo — todos os Bombeiros, os portugueses, no individual e no coletivo, os nossos, os Heróis de Portugal.”

OBRIGADO!

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s