ESTREIA NA RTP1: A Ponte aos 50

6 de agosto, sábado, às 21h00 na RTP1

A RTP1 exibe em estreia o documentário “A Ponte aos 50” no dia em que se assinala meio século sobre a construção de uma das mais grandiosas obras públicas portuguesas: a Ponte 25 de Abril.

A primeira ponte sobre o Tejo em Lisboa faz 50 anos no próximo dia 6 de agosto e, para assinalar a efeméride, a RTP exibe “A Ponte aos 50”, que traça o perfil de uma das mais grandiosas obras públicas de sempre em Portugal. Tratou-se de uma ousada aventura da engenharia, 80 mil toneladas de aço e 260 mil metros cúbicos de betão que alteraram para sempre a paisagem urbana da Grande Lisboa, mas cujo impacto foi de âmbito nacional.

“A Ponte aos 50” centra-se nas transformações sociais que a Ponte estimulou na região mais populosa do país, através do testemunho de três gerações de algumas famílias de uma e outra margem. Pessoas a quem esta obra mudou para sempre a sua vida.

Concebida pela primeira vez em 1876, a ponte sobre o Tejo levou 90 anos a concretizar. Esta foi uma obra tão desmedida para Portugal que cada regime se quis apropriar dela. Erguida pelo governo da ditadura, nasceu como Ponte Salazar, antes de, com a democracia, se tornar Ponte 25 de Abril.

A construção mobilizou 3.000 trabalhadores. As obras demoraram três anos e nove meses. Tratava-se então da maior ponte suspensa em todo o mundo, fora dos Estados Unidos. Custou 2,2 mil milhões de escudos, 792 milhões de euros com a inflação à data de hoje. Mas poucos investimentos públicos no nosso país terão sido tão compensadores como este.

Realização: Jorge Paixão da Costa
Autoria: Jorge Paixão da Costa e Joaquim Vieira
Produção: Nanook, 2016

IN, RTP

Anúncios

One Comment Add yours

  1. tekapa23 diz:

    Um grande mistério, envolve esta ponte: Porque é que se chama ‘Ponte 25 de Abril’ se foi inaugurada cerca de 10 anos antes dessa data ter significado ? Além disso, ao contrário do que acontece invariávelmente, nos nossos dias, ficou pronta dentro do prazo e não houve derrapagens no orçamento original !

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s