Morreu Bud Spencer

Nascera em 1929 numa família de classe média desafogada, que fugiu do fascismo e foi viver no Brasil. Foi nadador olímpico, recordista italiano nos 100 metros bruços e membro da selecção italiana de pólo aquático. Era simpatizante do Partido Comunista Italiano, e afastou-se dele quando visitou a URSS, em representação da Itália numa competição de pólo aquático.

Aos 27 anos trabalhou durante três anos como operário, na construção de estradas, na Amazónia venezuelana. Voltou depois a Roma, para estudar Direito, com classificações brilhantes. Mas dispersava-se na invenção de aparatos excêntricos, como uma escova de dentes com dentífrico integrado e uma bengala com uma cadeira acoplada.

Depois tornou-se actor e foi famoso em vários westerns e filmes policiais, em que aparecia como o “inspector Martelada” – alusão aos seus punhos demolidores. Foi contratado para westerns norte-americanos sem saber inglês e sem saber montar a cavalo – apesar de tudo, escolhido graças à sua corpulência, que era a característica requerida no casting do primeiro filme em que entrou. Com Terence Hill (na foto), contracenou no western “Trinitá, cowboy insolente”. O seu parceiro, também italiano, chamava-se na realidade Mario Girotti.

Em 1967 teve de adoptar um nome anglófono e decidiu-se por Bud Spencer: Bud a partir da cerveja Budweiser, a sua preferida; e Spencer em homenagem a Spencer Tracy, o seu actor preferido.

A notícia da morte de Carlo Pedersoli foi dada à imprensa pelo seu filho Giuseppe Pedersoli, que acrescentou ter o pai morrido serenamente e despedindo-se de todos com uma última palavra – “Obrigado”. A família postou no facebook que “Bud voou para a sua próxima viagem”.

IN, RTP

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s