Miguel Esteves Cardoso fala sobre Portugal no Euro2016

miguel-esteves-cardoso-mec.jpg

Portugal, por favor

Não há qualquer desculpa. Somos o gigante do grupo dos pequeninos.

Amanhã se Portugal ganhar à Hungria e a Islândia ganhar à Áustria, serão a Islândia e Portugal que passarão aos oitavos-de-final.

Qualquer tentação, como já tentei, de apresentar Portugal e a Islândia como os países mais pequenos e mais mal populados está condenada a ser mentirosa. No nosso grupo Portugal é o país com mais pessoas.

Isto custa. Portugal está habituado a pensar que há poucas pessoas de nacionalidade portuguesa. E que isso é uma prova do nosso talento. No Grupo F do Euro 2016, porém, somos o país que tem mais pessoas. E mais futebolistas bem pagos. Estatisticamente já deveríamos ter mais pontos do que todas as outras equipas.

A Islândia tem menos de 330 mil habitantes. Por cada islandês há 32 portugueses. Por cada futebolista islandês há quase três equipas de 11 jogadores portugueses.

Portugal é o único país do grupo com mais de dez milhões de habitantes. Dá para ter quase um milhão de equipas de futebol, não obstante haver alguns jogadores menos preparados do que outros.

A Áustria tem 8,6 milhões de habitantes e a Hungria tem 9,8 milhões. Não há portanto qualquer desculpa. Somos o gigante do grupo dos pequeninos.

O gigante tem a obrigação de ganhar. E o anãozinho, por ser o mais pequenino, é quem merece que torçamos por ele. O jogo entre a Áustria e a Islândia é o jogo dos mais pequenos e o jogo entre Portugal e a Hungria é o jogo dos maiores. Que ganhem o mais pequeno e o maior, respectivamente.

Por favor ou mesmo de joelhos, se tiver de ser.

In, Público

Anúncios

One Comment Add yours

  1. Antonio peixoto diz:

    Gostaria de ter a rtp em directo.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s