Hoje começa o Verão e há Lua de Morango no céu!

1466419247lua.jpg

É a primeira vez, desde 1967, que estes dois fenómenos astronómicos coincidem pelo que este solstício se torna mais especial e raro. Assinalando o início do verão, este dia 20 de Junho vai ser o mais longo do ano, com cerca de 15 horas de luz solar em Portugal continental.Como explica o Observatório Astronómico de Lisboa, este ano o Solstício de Verão ocorre no dia 20 de Junho às 22h34min. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, estação que se prolonga por 93,66 dias até ao Equinócio do Outono que acontece no dia 22 de Setembro de 2016 às 15h21min.

Os solstício representam os pontos da eclíptica em que o Sol atinge posições extremas de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge a sua posição máxima, no solstício de Verão, e mínima, no solstício de Inverno.

O solstício é sempre um evento astronómico importante mas este ano, por coincidir com a “Lua Morango” (como chamam os índios da América do Norte à lua cheia de junho, já que representa a melhor altura para apanhar os morangos) terá um significado ainda mais especial.No Reino Unido, por exemplo, milhares de pessoas vão juntar-se este segunda-feira à noite, no local histórico de Stonehenge, para observar no céu esta lua que traz consigo o verão.

E, segundo indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o verão chega sem chuva e com calor. Por isso, hoje e nos próximos dias já sabe: prepare-se para apanhar morangos, olhar a lua cheia e arrumar a roupa de inverno.

In, BoasNotícias
Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s