Bronca: cantor Biel assedia jornalista com frases agressivas

Um Texto de: Damy Coelho da Cifra Clube News Brasil para a VOX POP TV Portugal

O cantor Biel foi acusado de cometer assédio sexual a uma repórter do portal IG, enquanto participava de uma entrevista para divulgar seu novo álbum. Segundo a repórter de 21 anos (que pediu para não ser identificada), o cantor a chamou de “gostosa” e ainda disse que “a quebraria no meio” caso transasse com ela.

Segundo o portal IG, a repórter participava de uma entrevista com o cantor, e outros jornalistas estavam presentes. Quando a jovem comenta que tem quase a mesma idade que ele (Biel tem 20 anos), o cantor devolve: ”Idade não significa nada. Se te pego, te quebro no meio”.

O constrangimento continua: a jornalista comenta que a sentença “Biel é bixessual?” é a mais usada na busca do Google sobre o cantor e ele dispara: “Por quê? Você quer que eu te mostre o que eu sou com atos e ações?”, rebate o MC, deixando a repórter visivelmente constrangida. Em seguida, ele conclui: “E eu sou heterossexual. Eu gosto é de boceta”.

Em determinado momento, o cantor recebe uma ligação e pede para a repórter atender. Ela pega o telefone e explica que o cantor está concedendo uma entrevista e que ligaria depois. Biel então pega o celular de volta e chama a jornalista de “cuzona”. Logo depois, inicia uma conversa em vídeo com o amigo que teria feito a ligação: “Mano, que ramelona essa mina, mas dá um desconto porque ela é gostosinha”, diz o cantor.

O constrangimento continua em outros momentos e outros jornalistas presentes puderam perceber como a repórter saiu abalada da entrevista, segundo o IG.

O caso chocante aconteceu em maio, mas só nesta semana ganhou a mídia. Biel foi intimado a depor e já compareceu à delegacia. Devido à repercussão, a assessoria do MC se pronunciou dizendo que “lamenta o ocorrido”.

Já o empresário do cantor, Alexandre Baptestini, disse que tudo não passou de um “mal entendido”. Ao portal Extra, Alexandre afirmou: “Não sei se é uma pessoa querendo tirar algum proveito, mas o Biel respeita todas as mulheres, nunca teve problema com nada. Foi tudo em clima de brincadeira”.

Assédio sexual é crime

A jornalista levou o caso para a 1ª Delegacia da Mulher de São Paulo, denunciando Biel por assédio sexual. A entrevista foi toda gravada em áudio, e testemunhas que estavam no local também confirmam o ocorrido. Os indícios em questão serão usados como prova para a acusação do cantor. O próximo passo é ouvir as testemunhas.

“O crime de assédio sexual está previsto no art. 216-A do Código Penal Brasileiro, que limita a aplicação às relações de trabalho, em que uma pessoa em situação hierarquicamente superior constrange outra para tentar obter vantagem ou favorecimento sexual”, explica a advogada Larah Firmo. “Apesar de ele se utilizar da sua posição hierarquicamente superior de artista entrevistado para constranger a jornalista, infelizmente é possível que não seja tipificado com crime de assédio sexual por não envolver uma relação típica de emprego”, comenta.

A advogada ainda explica que o abuso sexual é um crime mais comum do que muita gente pensa. “O abuso previsto no Código Penal decorre de relações de trabalho e exatamente por isso muitas mulheres têm medo de denunciar e perder os seus empregos. Só que isso ocorre em diversas outras situações como esta, que deveriam ser também resguardadas em nosso ordenamento jurídico. Falta uma conscientização a respeito, porque o assédio muitas vezes é levado como uma simples brincadeira, mas é esse tipo de ação que perpetua o machismo e os vários crimes contra a mulher”, conclui.

Ao ser procurada para comentar o caso, a vítima desabafou: “Após o assédio sexual, todo mundo me deu apoio e falou para registrar boletim de ocorrência, para expor mesmo e não deixar passar batido. Quero que nenhuma outra mulher passe por isso”.

mc-biel-19.jpg

Anúncios

One Comment Add yours

  1. Anónimo diz:

    este babaca é um idiota dos grande merce cadeia ele e seus advogado.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s