Quando Sócrates ligou a José Rodrigues dos Santos: leiam parte do diálogo!

pppppp.png

Foi em 24 de março de 2014. Oito meses antes de José Sócrates ser detido no aeroporto da Portela ao chegar de Paris. Na noite anterior, o ex-primeiro-ministro participara no seu programa semanal de comentário na RTP. Tinha ocorrido um pequeno desastre: José Rodrigues do Santos, que fora entretanto escolhido para alternar com a jornalista Cristina Esteves na condução da conversa, rompeu com o registo da sua colega: em vez de se limitar a lançar temas e escutar acriticamente o que Sócrates debitava, acompanhou os temas de perguntas e inquietações. Sócrates criticou amargamente a “austeridade cega” do governo Passos/Portas. Rodrigues dos Santos deixou-o falar. Quando Sócrates terminou, agarrou nas suas anotações e provou, com documentos e registos de intervenções públicas, que também José Sócrates fora, enquanto chefe do Governo, um defensor das políticas de austeridade. Surpreendido, José Sócrates foi ao tapete num estúdio de televisão pela primeira vez na vida.

No dia seguinte, o socialista ligou a Rodrigues dos Santos. O diálogo foi violento. Acusou o jornalista de lhe ter montado uma cilada, uma canalhice. O pivot tentou pôr água na fervura: “Olhe, vou-lhe dizer o que as pessoas que o senhor conhece disseram sobre a entrevista: ‘o Zé Rodrigues dos Santos é um cabrão, fez isto e fez aquilo, e tu aguentaste-te muito bem, tiveste calma e deste grandes respostas. Tu é que ficaste a ganhar.’ Disseram-lhe ou não lhe disseram isso?”

Sócrates não negou, mas já estava mais à frente. Queria saber se aquele registo era para manter em futuros programas. O pivot disse-lhe o óbvio: não estava disponível para fazer concessões. A dada altura, Sócrates recordou-lhe que com Cristina Esteves não era assim. Rodrigues dos Santos não se comoveu: “O senhor acha-me com cara de ter tempo a perder para ouvir políticos a aldrabarem as pessoas e a venderem a banha da cobra? Tenho coisas mais úteis para fazer com o meu tempo.”

A tese do pivot da RTP era que Sócrates não era um comentador; era um político – e os políticos devem ser confrontados com o seu passado e as suas contradições. Entretanto, muito mudou: Sócrates foi preso e libertado, o governo é outro, os protagonistas também. Há, porém, pelo menos duas circunstâncias que permanecem inertes. 1) os políticos ainda não se livraram da tentação quase libidinosa de pressionar jornalistas – sobretudo os da RTP; 2) José Rodrigues dos Santos permanece implacável na defesa da sua independência, doa a quem doer.

Por: Fernando Esteves

65 thoughts on “Quando Sócrates ligou a José Rodrigues dos Santos: leiam parte do diálogo!

Add yours

  1. Ahahahah este artigo é uma completa anedota!!! E o JRSantos bem sabe disso. Basta analizar o modo de tratamento de diferentes politicos: ao primeiro ministro era tratado de “Socrates” sem mais, enquanto o Jotinha do PSD era tratado pomposamente de Pedro Passos Coelho. Esta implicito no tratamento de ambos a sua afeicao politica… Analise basica( está nos livros)

  2. José Rodrigues dos Santos, jornalista culto com uma cultura acima da média só assim se percebe porque os seus livros são lidos por leitores em todo o Mundo. Sócrates um homem corrupto sem dignidade que até fico enojado ao pronunciar o seu nome. Devia estar na prisão a pão e água até à reposição integral do dinheiro que roubou aos Portugueses.

  3. Por favor vamos acabar com tudo isto sou do concelho do socrates ele nao conhece ninguem todos sabemos o passado do farcola por causa deste ladrao esta o pais a arder ate por mais de 65 anos pois endividou o pais ate ao ano de 2085, so eu resolvia a questao deixem-me mandar em portugal nem que seja por um ano que eu resolvo a questao porque e que ele teve o previlegio de nao ser preso com os outros presos comer a racao que lhes dao e depois ja se sabe a cadeia mata mas tambem corrige os defeitos eu fazia-o falar tudo e confessar todas as atrocidades que cometeu

  4. O nosso País está como está e os portugueses passam grandes dificuldades por causa daqueles que dão cobertura aos corruptos e aos ladrões que pertencem às suas cores políticas. Essas são pessoas que não têm pensamento próprio, é gente fraca, sem carácter, sem honestidade, incapaz de diferenciar a gente honrada da canalha que por aí abunda, bem servida de privilégios e mordomias. Pena que não seja essa gente fundamentalista que defende os políticos criminosos a pagar os desmandos dessa gentalha e a procurar diariamente, para o seu sustento, a sopa dos pobres. Pobre País que é tão bonito e não tem culpa de dar guarida a tão fraca gente!!!

  5. José R S Jornalista, homem sério e honesto, Escritor dos mais lidos em portugal, e no estrangeiro lido por milhões. José Sócrates ex 1º ministro mentiroso trafulha ladrão que roubou milhões ao povo português enquanto governante incluindo também os ignorantes que ainda sabe-se lá porquê o apoiam.

  6. Há muito tempo devia estar debaixo de toneladas de betao para que jamais falasse com gente em especial com portugueses.

  7. Não sei porquê continuam a dar tanto mediatismo ao maior ladrão até agora visto, não sei como esse ladrão continua a comentar e a dar palestras como se nada tivesse passado,quando um criminoso sai da prisão, se lhe fecham todas as portas e ao maior ladrão sim porque roubou a todos os Portugueses , entra em nossas casas como se nada tivesse passado. Fora com ele.

  8. O Orelhas não tem tempo para essas coisas, está demasiado ocupado a aldrabar as pessoas e a vender a sua banha de cobra.

  9. Será que um dia Sócrates vem à realidade ? Para além de psicopata, ladrão e mentiroso, é um demente e doente compulsivo, mentirocompulsivo. JRS escreve livros e os leitores compram. O Zezinho mandou escrever um livrinho e comprou todos os exemplares. Por favor, que a estupidez não vença a razão e que todos os politicos que cometerem atos contra o país sejam condenados à morte assim como toda a sua família. Eu sou Português, mas não sou estupido.

  10. No caso do José Socrates não se trata de ser de direita ou esquerda, trata-se de corrupção, abuso de poder e saque aos contribuintes, JRS só fez a sua parte em expor a verdade, quem não percebe isto? Vamos acordar povo de Portugal.

  11. Ceguinhos!… porque não querem ver, e se alguém tenta levantar o véu “aqui del’rei que o JRS é de direita…” Alguém tem dúvidas de que o tal Eng virtual é um dos maiores vigaristas de que há memória em Portugal? Está no top ten dos políticos corruptos/vigaristas que mais danos causaram ao nosso país.

    1. De certeza que nao tem dinheiro na banca para para falar de saque de Socrates aos contribuintes

  12. Força JRS, precisamos de muitos Jornalista como o JRS, para que Portugal, volte a ser um país credível e de gente maioritariamente honesta-

  13. O jrs é um habilidoso que se promove à custa dos contribuintes. Sempre pronto a servir a sua facção política.

    1. Que estupidez é esta?
      Será que a esta altura do campeonato ainda há anjinhos que pensam..”é do meu partido. É boa gente? ”
      Abra os olhos por favor!
      Saramago numa entrevista disse”…em Portugal não há partidos de esquerda nem de direita. Há um punhado de ladrões e corruptos que se juntam para roubar o povo!”

    2. Deixa de ser besta, Oliveira! Andas mal dos neuronios. O Sócrates, esse sim, vive a custas dos contribuintes, é um chulo, talvez como tu; JRS trabalha e é escritor famoso, que milhões de pessoas leem em todo o mundo!

  14. Ahahah independencia? O JRS é tão independente como o jornaleiro que escreveu este artigo. Infelizmente o jornalismo anda pelas ruas da amargura. Ainda há jornalistas isentos mas são muito poucos e o JRS não é um deles. É só ver as figuras tristes que tem feito (ultimas eleições e reportagens na Grecia). Nem isenção, nem ética. Antes de falarem vão ler um bocadinho sobre o código deontolóhico da profissão. Ser jornalista não é ser politico e ir para o ecrã fazer politica, não disfarçando sequer as suas simpatias partidarias.

  15. Eu considero o JRS um grande profissional e imparcial coisa que o Sócrates não está habituado. Costuma resolver tudo com dinheiro.

  16. Nao conhecia esta entrevista e não acompanho muito o trabalho de J R dos santos, mas com esta postura, subio e muito na minha consideração. Grande Homem e Grande jornalista. Os vigaristas têm de ser confrontados com a sua vigarice.

    1. Será???
      E uns óculos… Não?
      Será que você ainda acredita na santidade e no ar Cândido de J. Sócrates?

  17. Quais verdades aquela em que vocês acreditam? Pelos comentários aqui expostos vê-se logo quem são!!

  18. Ze Rodrigo dos Santos eh um homem de grande educacao, de alta catogaria etc. e Sócrates comparado con este senhor es um zero que roubo a grande e francesa do lindo país que e Portugal. E melhor que ele cala a sua boca e outros socialistas e comunistas porque ja fizeram mais que suficiente estragos ao país . Esta es a opinao dum nao portugués que vive na América Central.

  19. A verdade dos factos nada tem a ver com direitas ou esquerdas, apenas e só com o seu estado mental puro e rectilíneo.

      1. E mais. Que enxurrada de asneiras xenófobas é esta?
        Como é que o JRS não é português?
        Ele nasceu em Moçambique
        Sob a bandeira portuguesa e filho de pais portugueses

  20. pergunto seja a quem for em quem devo acreditar hoje ou em quem posso confiar quando vejo policias a prender colegas instituições violam crianças bancos roubam o nosso suor mas se fosse estaria preso e andam muitos dos poderosos a solta e não passa nada incluindo os governos repito na verdade não sei em quem acreditar só se em deus mas nunca o vi

    1. Eu acredito que a legião de “Bravos Heróis Lusitanos” esteve tão “ocupada” a vencer o gigante Adamastor que não teve tempo de deixar “herdeiros”
      Aqueles genes de coragem e bravura morreram com eles. Enquanto isso outros perpetuaram os seus genes em 3 grupos bem distintos

      1 grupo- ladrões e corruptos – que com grande lata roubam as mãos cheias e ainda batem com a mão direita no peito e juram pelo seu bom nome

      2 grupo- os crédulos – acreditam nos políticos…. Acreditam no pai natal e no coelhinho da Páscoa. Estes ou são muito burros ou tem a esperança de ainda vir a comer algumas migalhinhas da festança

      3 grupo- os Cordeirinhos. Inertes e apáticos. Conseguem ver tudo. Mas são cobardes demais para lutar pelos seus direitos

  21. NÃO EXISTE DIREITA EM PORTUGAL !
    SE EXISTISSE O PCP , E O BLOCO ESQ, E OUTROS , ERAM LOGO ILEGALIZADOS.

    1. Imbecil, nem sabes o que dizes! Engoliste a cassete do comunismo, mesmo que eventualmente disfarçado e não enxergas que o mundo evoluiu e que até o muro já caiu e com ele toda essa treta fascinante! Até te envergonhas da tua figura e não das a cara! Imbecil e cobarde!

  22. JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS,andou na guerra ,veio são e salvo belo jornalista,SOCRATAS DEVIA TER SEMPRE, JORNALISTAS IGUAIS J R ,S

  23. José Rodrigues dos Santos , fico com mais fé em Portugal sabendo que existem HOMENS que colocam a verdade cima de todo e qualquer interesse politoco, economico , social ou cultural e mesmo profissinal, pois sabemos que pode colocar seu trabalho em risco ao ser como é Obrigada como portuguesa, são pessoas como o sr que nos fazem acreditar que este país pode mudar , que o país está à frente do poder de canalhas protegidos como este 44 !

  24. Ainda há muita gente que fica surpreendida com a postura deste sujeito! A mim nunca me enganou, desde os tempos como comentador na SIC, juntamente com Santana Lopes! Parecia um”bicho”, com uma forma de estar em que parecia que toda a gente lhe devia dinheiro! Para aqueles que continuam “cegos” em relação a este “coiso”, eu aguardo ansiosamente notícias sobre a offshore das ilhas Caimão, onde uma vez mais o nome deste corrupto/trafulha/trapaceiro/ladrão/vaidoso/arrogante/prepotente/cagão irá aparecer novamente, desta vez associado a 380 milhões de euros.
    Cadeia com esse gajo.

  25. Só neste país se tolera um indivíduo destes sem estatura moral, um político oportunista, mais, um umbigolítico! Força José R Santos

  26. Esse aldrabão devia devolver o que saqueou ele e seus amigos, e apodrecer na prisão é um pulha. Quer que todos se vendam a ele.

    1. Eles é que são burros. E casam a andar. Mas você é que usa as palas!
      Será possível que ainda acredite neste ladrão???

  27. Bravo ! Força, grande e valente Zé ! (E para os ignorantes: JRS não é de direita; leiam o seu magnífico Documento intitulado “A Ilha das Trevas”, e depois falem.)

    1. NÃO EXISTE DIREITA EM PORTUGAL , SENÃO OS PARTIDOS DE ESQ. ERAM TODOS ILEGALIZADOS.
      COMO É QUE HÁ TANTO BESTA A DIZER ASNEIRAS, SABEM LÁ O QUE É A DIREITA…

    2. Por acaso, não me parece sequer que seja de direita. Apenas uma pessoa que se orienta pela ética, na sua atividade profissional. O que é raro, de facto. Mas acho significativo que a Carmo Matos não o considere independente, por ser de direita. Por extensão lógica, não se pode ser independente, na atividade jornalística, da filiação política. Sintoma da falta de ética de que a sociedade portuguesa sofre em geral.

    3. Querida Carminho… Tão inocente que ela é … Ela ainda deve acreditar que as contas em nome do Sócrates. As outras das of shore as propriedades não declaradas não era nada do Sócrates… Era tudo de um amigo dele! Talvez do Lula hahaha
      As 2 palas que usa na fotografia ficam lhe muito bem sabia?

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑