Uncategorized

Sérgio Figueiredo (TVI) arrasa CMTV

card_sergio_figueiredo_tvi_050615.jpg

É numa longa entrevista que o director de informação da TVI fala de tudo um pouco, onde o canal de televisão do grupo Cofina, CMTV, é um dos temas fortes da entrevista.

Sérgio Figueiredo, que foi substituir José Alberto Carvalho, falou ao jornal DN e agora, o nosso site, reproduz um excerto dessa entrevista, onde o actual director de indormação da TVI criticou a CMTV.

“Está a pensar em alguma coisa?

Quando colocamos o essencial do nosso futuro nas mãos de terceiros, estamos a abdicar da nossa identidade. A TVI já não tem idade para crises de identidade. E não podemos ceder à tentação de nos desconfigurarmos devido aos resultados de projetos mais… [pausa], como hei de dizer, mais… arriscados, no sentido de pisar o risco.

Está a falar do crescimento da CMTV. Preocupa-o?

Não, porque a CMTV não está no meu campeonato. Não é um canal de informação, é um canal generalista que está a fazer um jornalismo que há muitos anos se conhece em forma de papel.

Com inegável sucesso.

Sim, é verdade. Mas eu olho para os números da CMTV como olho para os do Canal Hollywood, porque nem eu nem a lei olhamos para eles como um concorrente direto. Mas isso sou eu a falar, porque tenho a noção de que os espectadores percecionam aquilo como um canal de informação.

A chegar primeiro a muitos sítios.

Mas a que sítios? Um carro que se vira ao contrário em que há um ferido ligeiro com um corte numa perna? É que de repente parece que passaram a morrer mais pessoas em Portugal. É que de repente parece que Lisboa virou São Paulo. É que de repente parece que a sinistralidade rodoviária aumentou exponencialmente. Nada disso é verdade. Apenas temos essa falsa perceção porque há um canal que passou a estar em duas plataformas no cabo. O país é o mesmo. É este país que queremos criar? Um país refém de si próprio? Um país de medo com ameaças que não existem? É uma opção que eu respeito do ponto de vista empresarial, mas não é um canal que eu coloque os meus filhos a ver, porque aquilo não é educação que se dê em casa. Não transporta ali qualquer valor de cidadania. E até é perigoso para a democracia, porque quando tens um jornalista a fazer de juiz está tudo errado. E não estamos a falar dos poderosos, nem da caça aos poderosos. Estou a falar de pessoas anónimas e indefesas, que são pedófilas e assassinas num dia e depois já são vítimas de uma mulher tresloucada no dia seguinte. Eu não quero uma informação dessas para a TVI.

Portanto, os receios que uma parte da redação da TVI tem de que a estação reaja a este crescimento da CMTV fazendo um jornalismo mais próximo do que o canal da Cofina faz não têm sentido?

Não faz sentido. Não posso fazer nada em relação aos fantasmas das outras pessoas. Já me bem bastam os meus. Se mudar alguma coisa nesta casa, e mudarem as orientações nesse sentido, terão de encontrar um diretor, porque eu não farei isso.

Qual é a fronteira para “isso”?

É a fronteira daquilo que é o bom jornalismo. Mas, atenção, há uma coisa que é preciso dizer e que não é incompatível o que acabei de dizer. Esta estação não tem tabus e estes jornalistas não fazem nem farão tábua rasa dos temas mais sensíveis. O crime e a segurança sempre foram notícia na TVI e nas outras televisões. Fazer o contrário seria um absurdo. Por favor, quando virem uma notícia de crime na TVI, não venham a correr dizer “ah, lá estão eles a fazer como os outros”. A forma como se faz, as regras que se infringem, as fronteiras que se ultrapassam e os riscos vermelhos que se pisam têm de ser muito claros.

A TVI 24 tem condições para destronar a SIC Notícias?

Sim, claro.

Já esteve mais perto…

É verdade, já estive mais perto, mas, depois do verão, a SIC Notícias começou a crescer. Mas a TVI24 é líder no prime time há dois meses consecutivos e isso é muito importante porque as classes A e B são muito fortes nesse período. Estamos a acelerar para apanhar o carro da frente, com os olhos no retrovisor para ver quem vem atrás.”

In, DN

Anúncios

0 comments on “Sérgio Figueiredo (TVI) arrasa CMTV

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s