Social

Esqueceram-se de … Fernanda Lapa?

Maria Fernanda Mamede de Pádua Lapa[1] , mais conhecida como Fernanda Lapa (Lisboa, 11 de Maio de 1943), é uma actriz e encenadora portuguesa.

Filha de Fernando de Pádua Lapa e de sua mulher Palmira Mamede.[2]

Iniciou-se no Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa, em 1962, para, logo de seguida, participar na fundação da Casa da Comédia. Aí se estreou sob a direcção de Fernando Amado, na peça Deseja-se Mulher de Almada Negreiros. A sua interpretação impressionaria o próprio Almada, que ofereceu um livro à actriz e na dedicatória escreveu que lhe atribuía «20 valores pelo seu talento». Com a mesma peça estrear-se-ia como encenadora, dirigindo a sua irmã São José Lapa, dez anos mais tarde.

Diplomada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, obteve em 1979 uma bolsa da Secretaria de Estado da Cultura, que a levou a frequentar a Escola Superior de Encenação de Varsóvia. Realizou em seguida estágios no Teatro Laboratório de Grotowski, no Teatro Contemporâneo de Wroclaw e no Teatro Stary de Cracóvia.

Atriz multifacetada, o seu curriculum abrange óperas, peças de teatro e teatro-dança; a interpretação de autores como Jean Cocteau, Copi, August Strindberg ou Arthur Miller; além de ter ministrado ações de formação no Chapitô e ter lecionado na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (no curso de Mestrado em Estudos Teatrais), na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e na Escola de Artes da Universidade de Évora, onde dirige o Departamento de Teatro e é Professora Catedrática Convidada.

Mantém-se ainda como diretora artística da Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, projecto que fundou com Isabel Medina em 1995, destinado a privilegiar a criação feminina no teatro. Aí se tem dedicado sobretudo à encenação, tendo dirigido para o Teatro Nacional D. Maria II, Medeia é Bom Rapaz de Luís Riaza, As Bacantes e Medeia, de Eurípides, Sétimo Céu de Caryl Churchill, Como Aprendi a Conduzir e A Mais Velha Profissão, de Paula Voguel. Na interpretação salienta as participações mais recentes, Bernardo, Bernarda, colagem de textos de Bernardo Santareno, e encenação de Nuno Carinhas, e Medeia, encenação sua, ambos no Teatro Nacional D. Maria II.

No cinema participou em várias longas-metragens, tendo protagonizado Recompensa, de Arthur Duarte (1979), e Solo de Violino, de Monique Rutler (1992), além do trabalho com os realizadores Fernando Vendrell e Margarida Gil. Participou em dezenas de peças produzidas ou adaptadas para a televisão e integrou o elenco de séries como Ballet Rose, A Raia dos Medos, O Processo dos Távoras ou Pedro e Inês, além da participação esporádica em novelas. Com Sinde Filipe foi co-autora de Cancioneiro (1975), programa de poesia na RTP1.

Recebeu o Globo de Ouro (2005), pela produção de A Mais Velha Profissão de Paula Vogel. Foi distinguida em 2005 com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Casada com Carlos Alberto Pombo Rodrigues, tem três filhas[3] :

  • Ana Mafalda de Pádua Lapa Pombo Rodrigues (24 de Abril de 1964), casada primeira vez com Reiner Kachmeier (5 de Novembro de 1957), com geração, e casada segunda vez com Theodorus “Theo” van Rompay, sem geração
  • Mónica de Pádua Lapa Pombo Rodrigues (Lisboa, 24 de Agosto de 1965 – 3 de Agosto de 2001), atriz, casada com Mark Deputter (9 de Maio de 1960), sem geração
  • Marta Alexandra de Pádua Lapa Pombo Rodrigues (25 de Maio de 1968), casada com Amadeu das Neves Leão, com geração

Televisão

In, Wikipédia

Anúncios

0 comments on “Esqueceram-se de … Fernanda Lapa?

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s