Social

12 Meses, 12 Caras da nossa TV”: Júlio Isidro

julio isidro
Na foto: Júlio Isidro

12 Meses, 12 Caras da Nossa TV” – Cara do Mês de Janeiro 2016: Júlio Isidro

»» 17 de março de 2015, terça-feira de manhã

O telefone de Júlio Isidro toca sem aviso prévio. Era da RTP! O apresentador da estação pública era surpreendido pelo o então director de programas da RTP1, Hugo Andrade, que estava à beira de um ataque de nervos: não tinha quem apresentasse o programa das manhãs, o “Agora Nós”!

O José Pedro Vasconcelos estava de férias e a Tânia Ribas de Oliveira adoeceu inesperadamente.

Quem seria o profissional mais bem preparado para enfrentar um directo de 3 horas, sem conhecer patavina do conteúdo do programa dessa manhã?

  • Júlio Isidro: “Estou?”
  • Hugo Andrade: “Júlio! O Júlio vai apresentar o programa da manhã, desta manhã”
  • Júlio Isidro: “Mas… mas quando? Em que ano?
  • Hugo Andrade: “Hoje … já!”

Contou Júlio Isidro no início do programa para justificar a sua presença no “Agora Nós”

Júlio Isidro era “apenas, um suplente em pijama”.

f1da6fa541d9ea39a6629b5854399b29.jpg

Mas comecemos pelo o início…

A 16 de janeiro de 1960 apresentava o seu primeiro programa em televisão, ao lado da actriz Lídia Franco no “Programa Juvenil”, tinha 16 anos.

Em 1968 começou a trabalhar no mundo da rádio, no Rádio Clube Português onde apresentava noticiários. Saiu em 1975.

Entre 1974 e 1976 apresenta o “Fungagá da Bicharada” que rapidamente se torna num sucesso

O nome de “Tio Julião” chega no programa “Arte e Manhas” exibido entre 1977 e 1978, um programa onde Júlio Isidro dava asas às artes manuais.

Ainda no ano de 1978 chegava com o programa “Jardim Jaleco” com a colaboração de Carlos Mendes e Joaquim Pessoa.

julio-isidro

Na rádio foi responsável por fenómenos como a “Grafonola Ideal” e a “Febre de Sábado de Manhã”.

A convite de Maria Elisa criou outro grande sucesso, o “Passeio dos Alegres” que recebia convidados como Carlos Paião, Amália Rodrigues ou Herman José.

Seguiram-se outros dois sucessos, o “Festa é Festa” e a “Festa Continua”.

Em 1985 surgiu com o programa “Arroz Doce” que era para se ter chamado “Amigo Público”. Esse “Amigo Público” chega às tardes da RTP1 (1998-1999) 13 anos depois e com grandes audiências.

Ainda nos anos 80, na RTP, apresenta “Os Amigos do Clube Disney”, um formato inovador na Europa, que faz com que a Disney o convidasse para ser colaborador nessa empresa.

Nos anos 90 apresenta o concurso juvenil “Oito e Oitenta” na RTP1.

É, também, nos anos 90 que saiu da RTP e ruma para a TVI, onde apresenta programas com o “Olhó Popular”, “Luzes da Ribalta” ou Domingo Gordo”.

Em 1997 regressa à RTP1 para apresentar o programa “Antenas no Ar” e na RTP Internacional o programa “Jardim das Estrelas”.

10917836_580033998795136_1902692235075077447_n

No ano 2000 apresenta o concurso “Agora é Que São Elas” na RTP1, enquanto na RTP2 conduzia “A Outra Face da Lua”. Regressa, em 2002,  com o “Passeio dos Alegres – 20 Anos Depois” nas tardes de sábado na RTP1. Apresenta ainda o programa “Quarto Crescente”.

Actualmente, apresenta  programa “Inesquecível” na RTP Memória e participa, ainda, no programa do mesmo canal “Praz P´ra Frente”

Júlio Isidro nunca escondeu a sua mágoa como, ao longo destes anos todos, foi tratado na RTP. Quando fala no assunto, não poupava nas palavras:

«vi a RTP a fazer contratos de dois anos e mais com pessoas que ainda hoje não se sabe por que porta entraram – só se conhece a porta por que saíram. Mas ainda não perdi a esperança – afinal o Fernando Pessa só fez um contrato com a RTP aos 72 anos. Só nessa altura entrou para os quadros da velha senhora…» JI/Revista Autores

Apesar de ser um nome que identificamos de imediato com a RTP, Júlio Isidro nunca fez parte dos quadros da empresa.

Júlio Isidro é o apresentador há mais tempo no ar na televisão portuguesa.

No ano passado celebrou 55 anos de carreira e o programa “Agora Nós”, numa missão especial, reservou-lhe uma grande surpresa: finalmente e, passados 55 anos,  ia ter um lugar no parque de estancionamento da RTP.

Renovou, em dezembro passado, contrato por mais um ano com a RTP.

wordpress.com/post/voxpoptv.com/135035488-julio_isidro07-rm.jpg

Júlio Isidro é aquele profissional que veste a camisola, mesmo que “leve” pancada por estar a fazer bem e por defender a casa onde trabalha.

É aquele profissional que, mesmo não sendo reconhecido pelo seu valor e mérito próprio, e, o Júlio Isidro tem imenso valor e mérito, segue em frente fazendo o seu melhor, sempre com o maior respeito pelos telespectadores.

Júlio Isidro é aquele profissional que dispensa teleponto, auricular e cábulas porque prepara-se, a fundo, para os programas. É aquele apresentador que sabe fazer. E tem feito sempre bem.

Júlio Isidro é sinónimo de Televisão!

Oxalá a televisão o tivesse respeitado como ele a tem respeitado  … ou melhor, a televisão sempre o respeitou, pois a televisão é o público e, esse, nunca o abandonou. Quem nunca o tratou dignamente foram as sucessivas administrações e direcções pela quais deu, sempre, o seu melhor, mesmo com a mágoa da ingratidão presente.

Em maio próximo irá lançar a sua biografia que tem como nome “O Programa Segue Dentro de Momentos…”. Bem apropriado à sua dedicada carreira televisiva.

Obrigado Júlio Isidro! Até já 🙂

Anúncios

0 comments on “12 Meses, 12 Caras da nossa TV”: Júlio Isidro

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s