Uncategorized

TDT: SIC e TVI ficam de fora. RTP3 e RTP Memória quase certas

731756

Se o Governo colocar a RTP 3 e a RTP Memória na Televisão Digital Terrestre (TDT) vai impedir que operadores privados possam ter estações em sinal aberto.
Isto porque o espetro disponível no ‘mux a’ apenas permite mais dois canais em definição standard (ou um em alta definição), explicou José Perdigoto, vice-presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), num encontro com jornalistas.
O responsável diz que existe espetro disponível para que, no futuro, se aumente a oferta. Mas para isso é preciso lançar um concurso público para encontrar quem invista vários milhões de euros na criação de um ‘mux b’, um processo que demorará, pelo menos, um ano.
De recordar que Gonçalo Reis, presidente da RTP, manifestou a intenção de ter mais canais na TDT. Uma posição que consta da proposta do Governo do PS. No mesmo encontro, a presidente da Anacom, Fátima Barros, defendeu que a atribuição dos canais no espaço que resta na TDT deve ser feita “de forma transparente, no mercado”.
Fátima Barros adiantou ainda que o regulador não foi contactado pelo Governo sobre a intenção de mudar a Contribuição Audiovisual da fatura da eletricidade (custo é de 2,81 € mensais) para a da TV paga, onde, para manter o financiamento da RTP em 170 milhões, o valor teria de subir para cerca de 4,5 €/mês.

In, CM

1 comment on “TDT: SIC e TVI ficam de fora. RTP3 e RTP Memória quase certas

  1. Em Portugal temos o standard mpeg-4 h.264, que é o mesmo códec para as codificações HD apesar de ser em SD. Se em Espanha, que têm o standard MPEG-2 (que exige mais dados que a h.264) eles conseguem ter num MUX 4 canais em SD (ocupando mais do que os nossos ocupariam) e ainda 2 HDs e rádios, o nosso único MUX poderia ter mais de 6 canais em SD sem problema; de facto, poderia ter até uns 8 e rádios digitais.

    É tudo pura treta, esta especulação, desculpem lá.

Deixa o teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s