Banif ameaçou processar o canal depois de notícias veiculadas no domingo, quando a televisão referia que o banco poderia ser intervencionado esta semana.
A direcção de informação da TVI lamentou esta terça-feira o facto de a notícia divulgada no domingo passado pela televisão sobre a situação do Banif “não tenha sido totalmente precisa e esclarecedora” e possa ter contribuído para a ideia de que o banco seria integrado na CGD, separando activos saudáveis de tóxicos.
De acordo com uma mensagem colocada esta terça-feira no site da estação, a direcção de Informação pede desculpas “aos seus espectadores, mas também aos accionistas, trabalhadores e clientes do Banif” depois de ter sido “confrontada com a posição assumida pelo Banif em reacção à notícia divulgada em rodapé na emissão da TVI24”.
Em causa a ameaça de recurso a instâncias judiciais por parte da administração do banco liderado por Jorge Tomé, num comunicado divulgado domingo à noite, em que se denunciava o “jornalismo incendiário e irresponsável, desprovido de fundamento e ao nível do boato do qual não podem deixar de ser retiradas consequências”.
O Banif “não deixará de apurar em sede judicial a responsabilidade dos autores de tais notícias e dos que contribuíram para a sua propagação, na defesa dos interesses dos seus colaboradores, clientes e accionistas”, referia o mesmo comunicado.
O Económico contactou o Banif, que remeteu esclarecimentos para o comunicado que emitiu no domingo passado.
Na comunicação da TVI, esta alega que as primeiras informações avançadas em rodapé pela televisão foram depois “cabalmente esclarecidas no jornal ’25ª hora’, emitido à meia-noite, poderão ter induzido conclusões erradas e precipitadas sobre os destinos daquela instituição financeira”.
Contudo, num primeiro momento, a televisão passou em rodapé que estava “tudo preparado para o fecho do banco”; “A parte boa vai para a Caixa Geral de Depósitos”; “Vai haver perdas para os accionistas e depositantes acima dos 100 mil euros”.
“Na afirmação o ‘Banif poderá ser intervencionado esta semana’ não está considerado o cenário de fecho imediato do banco como, num primeiro momento, pode ter sido interpretado”, defende-se a direcção de Informação da TVI.
O título da notícia no site da televisão, inicialmente ” Banif: está tudo preparado para o fecho do banco”, foi depois substituída por “Banif: está tudo preparado para uma intervenção no banco”.
A direcção de informação diz ter ponderado “devidamente a divulgação da informação sobre a situação do referido banco, que considera matéria de relevante interesse público e jornalístico, tendo optado pela divulgação em texto de rodapé, na forma de “última hora”, por este tipo de informação ser normalmente susceptível de desenvolvimentos, de novos dados que aprofundam a notícia inicialmente divulgada”.
IN, Económico
0 comments on “Bronca: BANIF ameaça processar a TVI”