Iva Domingues ofendida e Rita Ferro Rodrigues defende a amiga e colega

800

A apresentadora da TVI, Iva Domingues, reagiu irritada aos insultos e ofensas de que foi alvo nas redes sociais.

“No programa de ontem da Tarde É Sua, eu NUNCA, repito, NUNCA, em momento algum me referi à cidade de Guimarães nem aos vimaranenses, com palavras menos próprias. A todos aqueles que prontamente vieram para as redes sociais insultar e atacar peço que vejam a emissão porque, de certeza, nem se deram ao trabalho de o fazer.”

Como podem ver e ouvir, para quem não tiver nenhum problema de compreensão do português, o senhor Joaquim Letria, que muito estimo, fez, como é habitual, a sua crónica semanal. Nesta denuncia situações graves que se passam no nosso país. Queixas que nos chegam ao programa ou denúncias dos próprios habitantes. Foi o caso.

Uma localidade de Guimarães tem um problema de saneamento e esgotos há mais de 10 anos, que as entidades competentes teimam em não resolver. As queixas chegaram-nos através dos próprios vimaranenses, porque estão fartos ( com muita razão) desta situação inadmissível. NESTE CONTEXTO! De ESGOTOS e SANEAMENTO a palavra ” trampa” foi usada porque as pessoas dessa localidade estão fartas desta situação.

A todos aqueles que nem se deram ao trabalho de VER e OUVIR a CONVERSA NA ÍNTEGRA ou porque simplesmente fazem do ódio gratuito a sua vida, tenham santa paciência mas comigo não. Não vou ser insultada e ofendida por algo que não fiz! Gosto muito de Guimarães, é uma cidade lindíssima, tenho grandes amigos aí e sou sempre muito bem recebida!

Por isso não vou permitir que um bando de gente mal intencionada sedenta do insulto fácil se confunda com as gentes bondosas e hospitaleiras de Guimarães. Não tomarei a parte pelo todo. Continuarei a estimar e respeitar todos aqueles que sempre me trataram bem.”

Horas mais tarde, a apresentadora da SIC, Rita Ferro Rodrigues, sai em defesa da amiga e colega:

“Sobre a manipulação e nojo das redes sociais: a minha amiga ontem , em substituição da sua colega Fátima Lopes no programa da tarde da TVI, conversava com Joaquim Letria. Joaquim Letria denunciava um problema grave de saúde pública que alarma e revolta, algumas freguesias da cidade de Guimarães: por incompetência do poder político, há famílias que vivem há anos, segundo palavras do próprio Jornalista, com ” trampa ” dos esgotos a entrar-lhes casa adentro .

Uma situação inacreditável que levou Iva e Joaquim a mostrar a sua solidariedade para com as populações afectadas e a sua indignação para com a inércia do poder político local. Ora a certa altura , Iva, comentando o trabalho desse mesmo poder político diz: ” em Guimarães , como dizia Eça de Queiróz, as moscas mudam mas a trampa é a mesma” . ( Como comentário, certeiro de resto, ao facto do tal problema gravíssimo de esgotos não se resolver por incompetência política).

Pois alguma alma mal intencionada decidiu filmar da televisão apenas esta frase da Iva e partilhar nas redes sociais, dando a entender que a apresentadora estava a ofender gratuitamente os Vimarenenses! E então partilhou apenas isto: ” Em Guimarães, as moscas mudam mas a trampa é a mesma .” Inacreditável não é? Mas aconteceu ( está a acontecer neste momento ).

E começou o cyber bulliyng implacáve : Centenas de comentadores apressados, precipitados e cheios de ódio, desataram a insultar a Iva, indiferentes ao facto de estarem a ser manipulados por um vídeo fora do contexto. Nem se deram ao trabalho de ouvir toda a conversa . O que me custa mais no meio disto tudo (para além do facto da minha amiga estar a ser insultada injustamente) é o facto das pessoas cada vez serem mais manipuladas e estarem a perder o discernimento e o sentido de justiça. Enfim!”.

Anúncios

Deixa o teu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s